Volvo CE apresenta suas novidades e os resultados de 2018
Volvo CE apresenta suas novidades e os resultados de 2018
A Volvo Construction Equipment fez diversos anúncios ao mercado, a começar pela atualização da linha de caminhões articulados na América Latina, formada pelos modelos A25G, A30G, A45G e A60H.
As máquinas chegarão ao mercado com novos recursos e funcionalidades, tornando os equipamentos ainda mais avançados e produtivos. “Estamos modernizando ainda mais os caminhões articulados, uma linha de produtos inventada e desenvolvida pela Volvo.

Luiz Marcelo Daniel
Sempre fomos líderes neste segmento em todo o mundo”, declarou o presidente da Volvo CE Latin America, Luiz Marcelo Daniel. Segundo a empresa, com a atualização, as máquinas manterão os tradicionais atributos pelos quais elas são conhecidas mundialmente: produtividade, economia de combustível, segurança e conforto do operador.
Uma das novidades que acompanhará a linha é o Controle de Velocidade em Descida, uma funcionalidade que permitirá manter a velocidade em declives nos canteiros de obras. O operador poderá determinar a velocidade desejada e o caminhão irá mantê-la, aumentando a segurança e o conforto durante o trabalho. “Os equipamentos Volvo estão se tornando cada vez mais inteligentes”, afirmou o gerente de suporte regional a vendas da Volvo CE LA, afirma Boris Sánchez.
Outra atualização da linha é o Piloto Automático, uma função com a qual o operador poderá definir a velocidade da máquina. Para maior conforto do operador e mais ergonomia, esta funcionalidade também está disponível em um botão no painel de instrumentos da cabine. O Piloto Automático mantém a velocidade em um ritmo constante, aumentando a comodidade na operação.
Os caminhões articulados ainda foram atualizados com a funcionalidade Teste de Freios de Estacionamento no Painel, função que também está localizada no painel dentro da cabine, para que o operador não precise sair do equipamento para fazer medição física. É mais um recurso para garantir mais segurança na operação.
Além da atualização de produtos, os executivos da Volvo CE aproveitaram a coletiva de imprensa, realizada em fevereiro, para apresentar os resultados da companhia no Brasil e na América Latina em 2018. Juntas, Volvo e SDLG cresceram 47,7% no mercado brasileiro no ano passado, na comparação com o exercício anterior. Somente a Volvo aumentou suas vendas em 67,4% no país.
“Os números mostram a continuidade da recuperação da economia. Praticamente todas as linhas de máquinas apresentaram aumento de vendas no país, depois de um período bastante difícil”, declarou Luiz Marcelo.
No segmento de máquinas de grande porte (carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados), a Volvo também teve uma boa performance, aumentando suas vendas em 59%, resultado ligeiramente acima do mercado total.
A maior parte das vendas da companhia foi de escavadeiras e carregadeiras. “São máquinas de diferentes portes com grande aceitação em vários segmentos da economia, principalmente em virtude de sua grande produtividade e alto grau de tecnologia embarcada”, destacou Luiz Marcelo.
“As carregadeiras Volvo, por exemplo, são muito utilizadas numa variada gama de tarefas e boa parte delas é vendida para o segmento de construção”, complementou o diretor comercial da Volvo CE no Brasil, Gilson Capato. Os segmentos que mais se destacaram em 2018 na aquisição de carregadeiras e escavadeiras da marca foram a mineração, principalmente de metais nobres, e a atividade florestal, que usa estes modelos em toda a sua cadeia produtiva, desde o corte e o processamento, passando pelo transporte na floresta, até tarefas dentro da indústria.
Para o ano de 2019, a empresa já começou a traçar algumas metas. Até o final do ano, por exemplo, a Volvo CE espera alcançar perto de 1 mil máquinas monitoradas com o ActiveCare Direct (ACD) na América Latina. Lançado recentemente no Brasil, o ACD é uma solução de monitoramento proativo da frota de equipamentos da marca, com informações obtidas por meio do sistema de telemática CareTrack™.
Os relatórios do ACD permitem visualizar o percentual de utilização da máquina trabalhando em relação ao tempo ocioso – sem produzir. Esta comparação pode ser para a frota inteira ou somente para um equipamento, separando por modelo, tipo e aplicação. Além de todos os dados de consumo de combustível, o sistema gera e-mails para o distribuidor Volvo, orientando sobre o passo a passo para a solução dos problemas identificados via códigos de falha. Casos de uso indevido do equipamento também são registrados para identificar necessidades de treinamento do operador. As informações ajudam o cliente, a Volvo e o distribuidor a identificar as ações que podem afetar disponibilidade da máquina.
Fonte: Assessoria de Imprensa