Agregados Online

Menu principal

  • Home
  • Seções
    • Agrega-Market
    • Agregando Valores
    • Boas Práticas
    • Equipamentos
    • Gestão
    • InfraDigital
    • News
      • Arquivo-News
    • Operacional
    • PCM
    • Produtividade
    • Produção Segura
    • RCD Online
    • Série Especial
    • Eventos
    • Artigos Técnicos
  • Assine Já
  • Publicidade
  • Contato
  • Edições anteriores

logo

Header Banner

Agregados Online

  • Home
  • Seções
    • Agrega-Market
    • Agregando Valores
    • Boas Práticas
    • Equipamentos
    • Gestão
    • InfraDigital
    • News
      • Arquivo-News
    • Operacional
    • PCM
    • Produtividade
    • Produção Segura
    • RCD Online
    • Série Especial
    • Eventos
    • Artigos Técnicos
  • Assine Já
  • Publicidade
  • Contato
  • Edições anteriores
  • Treinamentos de capacitação técnica da Sandvik

  • CASE apresenta novos equipamentos na Paving Expo 2022

  • Como montar planta de remineralizadores em pedreiras?

  • InterCement Brasil tem oportunidades para transportadores autônomos

  • AGCO incorpora caminhões sustentáveis em sua frota

  • PC130LC-10M0 da Komatsu é a nova escavadeira de 14 t para o mercado brasileiro 

  • Novos Loadall da JCB são apresentados ao Brasil

  • Grupo Manitou aposta em conectividade

  • Fórum Sul-Americano Metso Outotec

  • Portal Engenharia Compartilhada lança a terceira edição do Relatório Profissional Metroferroviário

  • Concreto Verde da LafargeHolcim

  • Retroescavadeira Manitou chega ao Brasil

  • Carregadores de baterias para veículos elétricos pesados

  • Showroom virtual da Komatsu

  • A autobetoneira mais leve do mercado

  • Programa Trainee LH 2022 da LafargeHolcim

  • Volvo LX03, um protótipo com conceito de autoaprendizagem

  • Grandes nomes da mineração do Brasil, Chile e Peru participam de Fórum Sul-americano da Metso Outotec

  • Agregados empilhados e mistura homogênea facilitam o dia a dia das pedreiras

  • A Tracbel recebe a maior nota mundial em satisfação do cliente de máquinas da Volvo

  • Centro de Serviços Sandvik em Vespasiano/MG

  • A primeira Leopard™ DI650i do Brasil é da Minerita

  • New Holland Construction aperfeiçoará oferta global de escavadeiras

  • Novo D7 oferece maior produtividade e eficiência

  • Linha Amarela aquece as vendas na Fronius

InfraDigital
Home›InfraDigital›TruckPad, um segundo unicórnio brasileiro na área de transporte?

TruckPad, um segundo unicórnio brasileiro na área de transporte?

De RAOL
16/04/2021
591
0
Compartilhar:
TruckPad

Por Nelson Valêncio – InfraDigital

Conheci Carlos Mira, fundador do TruckPad, há alguns anos no evento Transmobile. Sabia que ele vinha de uma família tradicional da área de transporte de cargas e que demonstrava interesse em temas inovadores para um segmento extremamente tradicional. Não tinha conhecimento que ele chegou a brigar com a família para criar seu próprio negócio e nem da sua passagem pelo Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde aprimorou o modelo de negócios do aplicativo. Em 2002, quando Mira registrava o app no INPI, o mercado não estava preparado para a inovação. Hoje, a história é outra e talvez ele esteja a caminho de ser o segundo unicórnio brasileiro na área de transporte.

O primeiro, de acordo com o levantamento da TroposLab, uma aceleradora de startups, é o 99, cujo valor de mercado supera o US$ 1 bilhão, o que caracteriza a denominação de unicórnio. Se continuar na sua rota de ascensão, o TruckPad deve ampliar a participação no mercado brasileiro de cargas e avançar para a América Latina. Só o mercado local já tem um peso considerável: pela plataforma são movimentados cerca de R$ 20 bilhões em frente ofertados e o próximo passo é atingir R$ 50 bilhões. Como todo aplicativo, o TruckPad faz um meio de campo entre as transportadoras (que pagam pelo serviço) e os caminhoneiros autônomos.

O papel da empresa é o de ser um mercado digital para cargas, inclusive validando o status do caminhoneiro em relação a questões como a gestão de risco e outras burocracias. Com esse modelo, o TruckPad já tinha dado um cavalo de pau – perdão pelo trocadilho – nos agenciadores de carga. Eram eles que faziam a intermediação, cobrando um percentual (20% a 30%) dos caminhoneiros. O app subverteu a ordem tradicional e permitiu ainda que as transportadoras usem a plataforma para localizar os caminhoneiros e fazer a gestão do processo. Para quem está fora do ramo, pense no Uber como modelo inicial e, num segundo momento, no Mercado Livre.

Plataforma agora integra meio de pagamento e pode eliminar carta frete 

E explico o porquê. Depois de quebrar o tabu de que os caminhoneiros não adotariam o aplicativo porque não teriam smartphones e estariam acostumados com os agenciadores de carga, o TruckPad mexe com outra estrutura tradicional. Estamos falando da carta frete, uma jabuticaba tipicamente brasileira. Trata-se de um meio de pagamento atualmente ilegal e que existe há 60 anos. A modalidade de pagamento – informal e que funciona como se você um voucher – poderá ser substituída pelo TruckPad Pay, uma plataforma de pagamento dentro do app.

TruckPad

“Não tem banco por trás, é um meio de pagamento homologado, que levamos dois anos para aprovar”, resume Mira. Segundo ele, a mesma pandemia que atrapalhou os planos de treinar presencialmente os caminhoneiros no uso do novo meio de pagamento, também criou o ambiente para sua adoção. “O pagamento do auxílio governamental mostrou o potencial de usar ferramentas digitais como meio de pagamentos”, argumenta.

Com seu modelo de Mercado Livre na área de cargas rodoviárias, o TruckPad também gerou um volume de dados grande para serem analisados e Mira adianta que vem usando recursos de Big Data e de Analytics para melhorar a ferramenta e, inclusive, Inteligência Artificial para turbinar a plataforma. Com tanto volume, não é difícil entender que o maior custo do TruckPad, operacionalmente falando, envolve o armazenamento de dados na nuvem, hospedados na Amazon e no Google. Do ponto de vista prático, o app fez com que as transportadoras reduzissem a contratação dos caminhoneiros em média, de 48 horas para 10 minutos. Os autônomos, por sua vez, não rodam mais quilômetros para conseguir um frete e contribuem para diminuir o percentual de 40% de caminhões trafegando sem carga no país.

TagsAmazonAplicativosTransporte de cargas
Artigo anterior

Digital Driller é solução de qualificação profissional ...

Artigo seguinte

MCD 600 aumenta faixa de aplicações em ...

0
Ações
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0

Artigos relacionados Mais do autor

  • Grupo Manitou
    InfraDigitalNews

    Grupo Manitou aposta em conectividade

    03/03/2022
    De RAOL
  • Tracbel
    InfraDigital

    Tracbel já tem 50% das vendas de peças via e-commerce

    01/09/2021
    De RAOL
  • InfraDigital

    Webinar MES e Manufatura Digital

    25/10/2021
    De RAOL
  • Rockwell Automation
    InfraDigital

    Rockwell Automation e a transformação digital no setor industrial

    11/04/2021
    De RAOL
  • MCD 600
    InfraDigital

    MCD 600 aumenta faixa de aplicações em motores elétricos

    19/04/2021
    De RAOL
  • Gold Fields
    InfraDigital

    Gold Fields envolve Nokia e Claro em projeto de rede LTE privada em mina chilena

    27/04/2021
    De RAOL

Deixe um comentário Cancelar resposta

três − 1 =

0

Posts recomendados

  • Movimento Elíptico
    EquipamentosSérie Especial

    Acionamento de Peneiras com Movimento Elíptico

  • transportadores de correia
    Equipamentos

    Movimentação via transportadores de correia avança na mineração

PODCAST

EVENTOS

E-Book GRATUITO!

Parcerias

Mais Informações

Quem Somos

Termos de Uso

Política de Privacidade

Contato

Siga-nos

Pesquisar

© Copyright - Revista Agregados Online. Todos os direitos reservados.
pixel