A tecnologia de ponta embarcada em rompedores hidráulicos
Fabricantes destacam os principais recursos tecnológicos de seus rompedores, a fim de levar mais agilidade e eficiência para as atividades de demolição e desmonte de rochas
Rompedor hidráulico para alguns, martelo hidráulico ou martelo rompedor para outros. As diferentes denominações para esta mesma ferramenta fazem jus à variada gama de aplicações que ela atende. Apesar de serem relativamente recentes no mercado mundial, com uma história próxima de 50 anos, os rompedores hidráulicos transformaram a indústria de mineração e construção ao otimizar diversas atividades, como a demolição, desconstrução, escavação primária de rochas, quebra de rochas secundária, abertura de valas, trabalho de fundação, corte de asfalto e muitas outras.
Sabendo da importância deste equipamento para o setor de Agregados, entrevistamos cinco grandes fabricantes para levantar as principais atualizações tecnológicas que elas possuem em termos de rompedores, com o objetivo de tornar as operações das pedreiras mais ágeis. Confira o resultado deste bate-papo a seguir.
Caterpillar
Focada em fornecer o produto certo para às necessidades específicas de cada cliente, a norte-americana Caterpillar divide o seu portfólio de martelos hidráulicos de acordo com o porte do equipamento no qual o rompedor será acoplado. Para pequenos produtos, como miniescavadeiras e retroescavadeiras, por exemplo, a fabricante destaca duas linhas principais: os martelos CAT Série H e CAT Série B. Já para escavadeiras de 12 a 74 toneladas, a Caterpillar recomenda três linhas de martelos hidráulicos de alto desempenho – CAT Série S, a CAT Série GC e CAT Série GC Silenced – que oferecem máxima produção com menos custo de operação e manutenção.

Renan Siqueira
“Nosso portfólio de martelos hidráulicos permite que as máquinas CAT operem com ferramentas de trabalho de alta qualidade e com a maior cobertura de suporte ao produto para manter os negócios do cliente em funcionamento todos os dias. Essas ferramentas foram projetadas para operarem junto com as escavadeiras de modo a entregarem a melhor performance para nossos clientes”, destacou Renan Siqueira, Consultor de Mercado para escavadeiras hidráulicas e ferramentas de trabalho da Caterpillar na América Latina.
Questionado sobre os diferenciais das soluções citadas acima, Siqueira contou que os martelos CAT Série B contam com design simples para garantir versatilidade a um custo operacional excepcional em aplicações gerais diárias das obras. “Essa simplicidade inclui recursos importantes, como opções de design de montagem lateral e superior, versões com e sem silenciamento, válvula interna de proteção de alívio de pressão e bucha rotativa e reparável”, complementou. Tais recursos também estão presentes nos martelos da Série H. Estes, porém, por serem considerados um produto premium, vêm acompanhados com itens específicos, como acumulador de nitrogênio, suspensão tripla para uma operação suave e válvula ASO para proteção do martelo contra incêndios.
Os produtos de médio porte aplicados em demolições, por sua vez, são dimensionados para a obter a máxima produção, visando a lucratividade da operação. Oferecendo essa vantagem, os martelos Cat GC e GC S estão disponíveis em cinco tamanhos, que proporcionam o melhor ajuste da máquina ao trabalho a ser realizado. “A simplicidade do projeto também está presente neste porte de martelo com as mesmas opções de design de montagem lateral e superior, versões com e sem silenciamento, válvula interna de proteção de alívio de pressão e bucha rotativa e reparável”, explicou Siqueira.
Por último, está o produto premium desta categoria: os martelos hidráulicos da Cat Série S. Voltados para a produtividade em operações ininterruptas, os equipamentos desta linha reúnem todos os recursos listados anteriormente e ainda oferecem itens como o acumulador de nitrogênio e a suspensão tripla para uma operação suave, bem como a válvula ASO para proteção do martelo contra golpes em vazio. Vale destacar que os martelos CAT S estão disponíveis em sete tamanhos para portes de máquinas diferentes, com alta qualidade e desempenho.
“Os martelos hidráulicos CAT são projetados exclusivamente para oferecer altos níveis de produtividade, baixíssimo tempo de parada para manutenção e preservar a integridade da máquina a qual são acoplados. Além disso, todos os modelos são produzidos seguindo os padrões de qualidade e confiabilidade da Caterpillar”, finalizou o Consultor de Mercado da companhia.
Epiroc
Detentora das primeiras patentes de rompedores hidráulicos do mundo, a Epiroc – fabricante sueca de equipamentos de mineração e infraestrutura – oferece rompedores com peso operacional de 50 kg a mais de 10 mil kg, capazes de transformar escavadeiras de 0,7 a 140 toneladas em ferramentas versáteis para demolição, abertura de valas, escavação de rochas e muitas outras aplicações.
O sólido know-how no desenvolvimento deste tipo de tecnologia resultou em avanços em diferentes níveis, como sistemas autolubrificantes e de amortecimento de som e vibração, sistemas de ajuste automático por dureza da rocha, conceito de corpo sólido e muito mais. Marcos Schmidt, Gerente de Produto da Divisão Tools & Attachments da Epiroc, destacou que o portfólio de rompedores hidráulicos da companhia é acompanhado pelas tecnologias de gás/óleo e óleo, associadas ao Sistema de Recuperação de Energia.
O SRE, como é conhecido, é responsável por elevar a performance de percussão, aproveitando a precisão dinâmica de movimentação da válvula de controle do pistão associada ao empuxo da câmara de gás. “A técnica de manufatura aplicada também é um dos grandes diferenciais da nossa marca. Nela, são aplicadas tolerâncias de usinagem extremas e processos de tratamento térmico avançados, resultando em produtos duráveis, resistentes e eficientes. Oferecemos, ainda, rompedores hidráulicos em construção tipo box e corpo sólido, cobrindo todas necessidades em termos de performance, níveis de vibração e ruído do mercado”, destacou Schmidt.
Quando o assunto é a tecnologia embarcada que acompanha os rompedores da fabricante, a Gerente de Produto da Epiroc cita o Sistema de Proteção Inteligente (IPS), que integra as funções de AutoControl e StartSelect dos equipamentos. “O IPS garante que o rompedor hidráulico sempre começará a trabalhar no modo AutoStart. Quando a pressão de contato entre a ferramenta e o substrato aumentar e o AutoControl mudar de um curso de pistão curto para um curso de pistão longo, o IPS mudará automaticamente para o modo AutoStop. Quando a ferramenta romper o material, o rompedor se desligará automaticamente e evitará acionamentos incorretos”, explicou.
Segundo o especialista, o IPS torna o processo ainda mais simples para o operador, adaptando automaticamente o comportamento operacional do rompedor para qualquer situação. Além disso, o tempo de operação sem necessidade de paradas é ampliado. Graças a seu alto nível de automação, o IPS não exige nenhuma intervenção do operador e, portanto, não há nenhuma interrupção do processo de trabalho. O sistema também possibilita um posicionamento mais preciso e significativamente mais rápido do rompedor e evita acionamentos incorretos que, muitas vezes, resultam em danos à ferramenta. Em complemento, isso também elimina a tensão mecânica na escavadeira e aumenta a vida dela.
Outro sistema que merece destaque é o HATCON, dispositivo de monitoramento remoto para rompedores e fresadoras, que controla a localização e as horas de operação para melhorar a eficiência e a segurança. Ele se integra com a plataforma baseada em nuvem My Epiroc, que fornece aos clientes notificações sobre manutenções, cria listas de tarefas, e proporciona uma excelente visão geral da frota. Todos os dados são apresentados de maneira direta para simplificar as tarefas diárias e as decisões de longo prazo.
Com os dados disponíveis a qualquer momento, todos os membros da equipe, desde operadores até gerentes de frota, passam a ter uma visão mais abrangente para tomar decisões mais inteligentes. “E como os dados também são compartilhados com a Epiroc, isso propicia um serviço ainda melhor, pois podemos enviar peças de reposição para paradas de manutenções programadas de forma ainda mais ágil. Para frotas maiores com logística complexa, a função GPS também é um recurso importante, pois saber a localização de todas as ferramentas é um excelente suporte ao sistema antirroubo dos clientes”, complementou Schmidt.
Além de resultar em avanços de diferentes níveis, os mais de sessenta anos de dedicação da Epiroc no desenvolvimento dos rompedores também rende bons frutos junto aos clientes, a exemplo da alemã Mendiger Basalt. A empresa, que atua na produção de pedras naturais de alta qualidade, cascalho e lascas, aposta nos martelos hidráulicos da Epiroc como uma alternativa eficiente ao uso de explosivos.
O grande destaque neste caso é o modelo HB 7000, que vem sendo usado na extração direta, juntamente com explosivos alternativos e uma variedade de equipamentos de demolição mecânica. Este é o método usado para basalto nas cinco pedreiras da Mendiger.
Após mais de sete anos de demolição livre de explosão de pedras duras, a Mendiger estabeleceu que os custos totais do uso de um martelo demolidor Epiroc não são significativamente mais altos do que em um processo de jateamento convencional. Rainer Krings, diretor-gerente da empresa, elogiou o fato de que o material pode ser processado em apenas uma operação, de forma que seja compatível com o trabalho em andamento. “Além disso, não perdemos tempo devido a precauções de segurança e zonas isoladas que são necessárias ao trabalhar com explosivos”, disse.
Desde janeiro de 2016, a Mendiger Basalt também utiliza o maior martelo demolidor hidráulico do mundo, o HB 10000, na extração de cascalho. Em geral, os dois modelos são usados em paralelo e, juntos, cumprem uma jornada de trabalho de aproximadamente 2 mil horas de operação por ano.
Indeco
Com mais de 20 modelos de rompedores hidráulicos em seu portfólio, a italiana Indeco busca, desde 1976, atender as demandas do mercado com agilidade, precisão e desenvolvimento de tecnologias. Os rompedores da marca contam com diferenciais, como:
- Carcaça em Hardox;
- Sistema hidráulico inteligente;
- Funcionamento óleo – óleo;
- Redução de vibrações radiais e nível de ruído reduzido;
- Revestimento interno tipo Whisper super silencioso;
- Bucha inferior “quick change”;
- Ponto de lubrificação centralizado;
- E distribuidor interno sincronizado e em linha com o pistão.
Entre os produtos fabricados pela Indeco estão os rompedores hidráulicos série HP, que representam a máxima expressão da alta tecnologia e da qualidade de construção italiana aplicada à demolição. Com modelos que vão de 80 a 11.050 kg, os rompedores da série HP estão subdivididos nas classes pequena, média e grande.
De acordo com o site da fabricante, os martelos de pequeno porte se destacam pela confiabilidade, baixo ruído e alto rendimento. Apesar das dimensões reduzidas, eles estão aptos a atender trabalhos de escavação, obras em estradas, demolição e reciclagem nos centros habitados e reforma de edifícios.
Os martelos médios, por sua vez, possuem ótima relação de peso/potência e são amplamente indicados para as aplicações clássicas, como as demolições de edifícios, a escavação em áreas urbanas e a demolição secundária em pedreiras. Por último, os martelos grandes unem a máxima potência à eficácia da tecnologia inteligente e se sobressaem por realizar, no mais breve tempo possível, as tarefas mais pesadas como obras grandes de demolição, trabalhos de escavação primária em pedreira, escavação de fundações, escavação de grandes galerias em estradas e túneis ferroviários.
Vale destacar que os martelos Indeco são equipados com o sistema Anti Blank Firing (ABF), tecnologia patenteada que melhora consideravelmente a eficiência e a durabilidade dos demolidores. Além de um sistema hidráulico aprimorado em eficiência, a série HP também é caracterizada pela marca FS (Fuel Saving), cuja abreviação indica que o martelo precisa de menos energia hidráulica para operar, levando a uma redução acentuada no número de rotações do motor da máquina operatriz e, consequentemente, a uma economia de combustível de até 20%.

Carlos G. Toni
Para além do desenvolvimento de tecnologias, a Indeco também investe constantemente no pós-vendas. “Realizamos treinamentos intensos junto a nossa Rede de Distribuição, que cobre todo o país e oferece pronto atendimento técnico aos rompedores, garantindo a alta performance operacional deles”, mencionou Luiz Carlos G. Toni, CEO da empresa. Para reforçar o escopo, a companhia também disponibiliza planos de manutenção dentro do período desejado pelo cliente, com expansão do período de garantia proporcional ao plano adquirido, ou seja, uma expansão de tempo ao período padrão de doze meses.
JCB
Atualmente, a JCB atua no Brasil com duas linhas principais de rompedores, a Contractor Breakers e a recém-lançada Base Breakers. Com pesos operacionais que vão de 120 kg a 3.800 kg, os modelos disponibilizados nestas linhas atendem às miniescavadeiras, minicarregadeiras, retroescavadeiras, miniretroescavadeiras e escavadeiras Heavy Line, tanto da JCB quanto de outras marcas.
De acordo com Douglas Pedroso, Gerente Regional de Vendas da JCB, a linha Contractor Breakers reúne rompedores homologados junto a severos testes de operação, que possuem como diferenciais o sistema de autolubrificação & auto-stop para versões acima de 800 kg, bem como ajustadores de tempos para versões acima de 540 kg. “Outro fator importante é a energia de impacto resultante da alta tecnologia de construção. Possuímos os maiores valores dentre toda concorrência. Além disso, a linha Contractor é a única do mercado com 3 anos de garantia, o que demonstra o quanto se trata de um rompedor confiável”, afirmou.
A série Base Breakers, por sua vez, é o lançamento mais recente da marca. “Esta linha possui todo respaldo de homologação da engenharia JCB, porém, com custo competitivo e 1 ano de garantia. Teremos esta disponibilidade para rompedores de 335Kg, 1.850 kg e 2.740 Kg de peso operacional”, explicou Pedroso.
Um dos grandes diferenciais que acompanham os rompedores hidráulicos de ambas as linhas é o LiveLink, sistema de telemetria da marca que permite o acompanhamento da operação e gera alertas de saúde quando o rompedor fica em operação ininterrupta por mais de 15 segundos. Outras características que a JCB ressalta em seus equipamentos é o Sistema de Isolamentos, que absorve o ruído e garante uma maior vida útil aos sistemas internos, e o Sistema de Acumuladores de Pressão, que garante a proteção do rompedor para variações hidráulicas ocorridas de forma atípica.
“Além disso, as válvulas de controle dos nossos rompedores estão alocadas internamente a fim de garantir uma proteção muito maior que as utilizadas pela concorrência, onde a fixação é externa ao rompedor. Por fim, nossos rompedores são fornecidos no formato ‘ready to go’, ou seja, com mangueiras, suporte de montagem para linha JCB, ponteira e demais componentes necessários para montagem”, complementou o Gerente.
Segundo Pedroso, somente em 2019 a JCB vendeu mais de 3.500 rompedores em âmbito mundial. Um dos casos de sucesso mais recentes da companhia incluiu a venda de três rompedores hidráulicos de 2.700 kg cada, do modelo X HM270T, que proporcionaram um aumento de produção na faixa de 15% ao cliente. “Isso se deu graças à maior energia de impacto de nosso produto e consequente redução nas batidas para quebra das rochas, bem como pela redução das paradas dos rompedores para a lubrificação, uma vez o sistema de lubrificação deste modelo é automático”, disse Pedrosa. Atualmente, os rompedores somam cerca de 400 h de operação, com produção média diária de 400 toneladas. “Com os resultados desta aquisição, os equipamentos se pagarão em um ano de operação”, finalizou.
Montabert
Distribuída e comercializada no Brasil pela Komatsu, a marca Montabert inclui rompedores hidráulicos, drifters hidráulicos e acessórios de perfuração (CPAs). Desde 1921, a marca está comprometida com o desenvolvimento de métodos e soluções focados na produtividade, confiabilidade e segurança, por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento.
Atualmente, a Montabert possui uma gama de rompedores hidráulicos para escavadeiras de 0,7 t até 1250 t. Segundo Márcia Scudeler, Gerente Comercial de Peças da Komatsu, os principais diferenciais tecnológicos que acompanham este portfólio são:
Sistema de recuperação de energia: a cada rebote de pistão, a energia residual não absorvida pelo solo é reciclada e convertida em velocidade. Quanto maior a velocidade dos golpes, maior a produtividade.
Proteção contra o golpe em vazio: aumenta em muito a vida útil das peças sujeitas a desgaste.
Conexões hidráulicas confiáveis: a mangueiras HP (alta pressão) e LP (baixa pressão) são conectadas a rótulas. Estes sistemas articulados aumentam a vida útil do equipamento e reduzem os riscos de ruptura das mangueiras.
Modelos totalmente hidráulicos: os rompedores Montabert da Linha Pesada são equipados com acumulador hidráulico capaz de manter alto desempenho pelo máximo período, sem a necessidade de verificações regulares e recargas no local de trabalho.
Sistema de ajuste automático de frequência: disponível para a Linha Pesada, permite ajustar a frequência de seus golpes de acordo com as condições de penetração do solo. Isso representa a garantia de aplicação de golpes perfeitos e sem desperdício de energia.
Carcaça “Heavy Duty”: mantêm a célula de energia protegida em um compartimento totalmente suspenso e com tecnologia de redução de ruídos. Além de prevenir contra rachaduras na lança da escavadeira e na carcaça, esse fator permite que as operações ocorram com níveis de ruído extremamente reduzidos.
Sistemas de lubrificação inteligentes: foram projetados para assegurar que os rompedores hidráulicos recebam a lubrificação ideal. Instalado no próprio corpo do rompedor ou no transportador, há um sistema de lubrificação específico para cada local e para cada condição operacional.
Ausência dos tirantes: na linha de rompedores Montabert, este item – que pode representar até 50% das quebras em rompedores – apresenta-se em forma de cápsula, reduzindo, assim, o custo de manutenção e aumentando a disponibilidade física do equipamento na obra.
“A Montabert é responsável pelo lançamento de três a cinco patentes anuais nesta frente. Além disso, a marca conta com uma rede de 150 distribuidores espalhados por todo o mundo e aptos a oferecer peças, serviços e soluções ao mercado”, pontuou Márcia. Ela reforça, ainda, que a Montabert disponibiliza kits de manutenção específicos para cada tipo de rompedor, que são oferecidos com desconto em comparação à compra individual de peças. “Os kits são montados com itens que a Montabert, baseada na expertise de quase 100 anos de atuação, entende que devem ser substituídos em um período determinado para garantir a alta performance do equipamento. Normalmente, estes kits são compostos por buchas, selos de vedação, diafragmas, amortecedores, entre outros itens”, concluiu.