SMA – boa alternativa para ganho de estabilidade em temperaturas elevadas
A mistura asfáltica do tipo SMA para pavimentação atua como revestimento ou camada de rolamento nas estruturas de pavimento asfáltico. “A composição da mistura asfáltica usinada a quente do tipo SMA é composta de agregado mineral graduado, material de enchimento, fibras de celulose e cimento asfáltico modificado por polímero”, explica a professora Flaviane Melo Lopes Vallejo, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.
“O material de enchimento, o fíler, deve ser de natureza mineral finamente dividido, tal como cimento Portland até o limite de 2%, cal extinta, pó calcário, etc”, complementa a docente.
Atualmente, sua utilização tem sido em rodovias concessionadas, pois as concessionárias buscam alternativas ao concreto asfáltico usinado a quente convencional para melhorar a característica do revestimento final do pavimento asfáltico, como a resistência, a diminuição do ruído, o aumento do atrito pneu/pavimento e da segurança ao usuário. É preciso considerar que o pavimento é uma estrutura construída sobre a terraplenagem destinada a resistir aos esforços oriundos do tráfego, constituída de múltiplas camadas, sendo uma de rolamento composta por material nobre (concreto asfáltico ou de cimento Portland) e outras subjacentes que utilizam em sua composição materiais, em geral, granulares (agregados, solos, combinação de ambos, com adição de aglomerantes hidráulicos, etc).
“Devido a sua composição esse tipo de mistura asfáltica apresenta alta resistência à ação do tráfego e durabilidade elevada”, afirma Patrícia Barbosa, especialista em asfalto e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Suas características envolvem uma elevada porcentagem de agregados graúdos, que formam um volume de vazios entre eles. Esses vazios são preenchidos por um mástique asfáltico, constituído pela mistura da fração de areia e brita, fíler, ligante asfáltico e fibras de celulose.
Com relação ao desempenho, de acordo com a docente do Instituto Mauá de Tecnologia, as suas características apresentam: boa estabilidade em temperaturas elevadas; boa flexibilidade a baixas temperaturas; elevada resistência ao desgaste; boa resistência à derrapagem devido à macrotextura da superfície de rolamento; redução do spray ou cortina de água durante a chuva; e redução do nível de ruído ao rolamento.
Fonte: Mapa da Obra