Sitech é parceira tecnológica da Martins Lanna para aumento de produtividade na perfuração

Michel Cardoso da Sitech (capacete amarelo) e a equipe de perfuração da Martins Lanna
Sistema DPS900 garante perfuração mais assertiva e com aumento de produtividade; case de sucesso foi tema na Dimensions 2018
Aumento de produtividade e redução de custos é o tema principal desta edição da Revista Agregados Online, portanto, trazemos aqui mais um grande exemplo do quanto as grandes empresas do setor de agregados estão focadas neste ideal.
A Martins Lanna Mineração, atua há mais de 40 anos no mercado nacional na extração, beneficiamento e comercialização de agregados derivados de gnaisse, sendo detentor da maior pedreira da região metropolitana de Belo Horizonte e desde seus primeiros passos um cliente da Sotreq.
Mas foi nos últimos 3 anos que Bruno Rosa Lanna, diretor de operações do Grupo Martins Lanna, conheceu a Sitech, que é a empresa distribuidora de produtos de tecnologia das marcas Trimble, Skydrones, Rajant, Rentar, entre outras, do Grupo Sotreq. “Foi aí que decidimos inovar ainda mais nossa tecnologia em perfuração”, comenta Lanna.
A implantação do sistema inovador de controle inteligente DPS900, que permite ao usuário, entre outras coisas, planejar a perfuração em 3D, é de fato um marco para a entrada da Martins Lanna Mineração no universo da Indústria 4.0.
Além do conjunto DPS900, há também o emprego das ferramentas SPS e Business Center, que segundo Lanna, permitiu a redução de tempo de equipe envolvida em elaboração do plano de perfuração e auxiliou no planejamento da mina e médio e curto prazo. “Também usamos o sistema de topografia denominado SPS que nos auxilia em diversas atividades dentro da empresa”, acrescenta Lanna.
Ganho acentuado de produtividade
O DPS900 garante auditabilidade (nível de confiança que o software oferece na informação disponibilizada) do operador quanto à produtividade e posicionamento correto do furo, permitindo um ganho na fragmentação de rocha devido à possibilidade de se controlar com precisão a posição do furo na rocha.
Um dos principais fatores que determinam produtividade na mineração de agregados é a qualidade da fragmentação da rocha. “Com isso houve um aumento da produtividade das escavadeiras e carregadeiras, além de um ganho na britagem primária”, diz Lanna.
O diretor de operações ainda destaca o ganho de produtividade da perfuratriz, já que DPS900 aperfeiçoa o deslocamento entre os furos, melhorando a relação hora martelo/hora máquina.
Funcionamento do DPS900

Componentes do sistema DPS900 embarcados na perfuratriz
Segundo Michel Plínio Cardoso, consultor de vendas da Sitech, o sistema consiste em um conjunto de softwares, antenas de GPS com correção RTK, rádios, tablet de bordo e conjunto de sensores de medição de ângulos e profundidade, instalados na lança da perfuratriz (vide ilustração ao lado).
O sistema consegue receber um projeto de perfuração com todas as variáveis embarcado no tablet.
Através das antenas de GPS e sensores o sistema possibilita o posicionamento da perfuratriz com precisão, para execução de cada furo do projeto com suas respectivas variáveis (orientação, inclinação, subfuração etc).
A profundidade da perfuração é definida pelo sistema, no ato execução do furo, em função da cota medida na superfície e a cota alvo do fundo do furo definida no projeto.
“O sistema tem a finalidade de garantir precisão no posicionamento do furo, sendo que uma perfuração de qualidade, onde se garante a execução conforme planejamento, assegura melhor distribuição do explosivo no maciço rochoso, garantindo melhor fragmentação”, explica o consultor.
Além de todo este controle de posicionamento, o sistema gerar relatórios detalhados de cada furo realizado, de forma que o processo e o operador são auditáveis e possíveis erros são verificados a tempo de efetuar correções, completa Cardoso.

Detalhe do visor do tablet de controle
Desempenho melhorado com retorno garantido
Os números não mentem. Através dos gráficos apresentados na Dimensions 2018, há uma clara melhora de desempenho após a implantação do DPS900 nas operações de perfuração.
O retorno do investimento, em relação ao aumento de produtividade alcançado com o sistema, se deu de forma contínua e positiva, comprovando que investir em tecnologia de ponta traz o esperado resultado.
Futuro e Dimensions 2018

Gráfico comprova aumento de produtividade
Os bons resultados das soluções Sitech têm despertado outros investimentos na Martins Lanna Mineração, por exemplo, a possibilidade de utilizar o DPS900 em outra perfuratriz da frota; balanças em equipamentos de carregamento; e correias transportadoras integradas com sistema insight – que permitem gestão da produção com inúmeros parâmetros e com controle amigável.
“A Martins Lanna está atenta também à oportunidade de aplicação da IoT e aberta à conhecer outras tecnologias oferecida pela Sitech”, acrescenta o diretor.
Com o sucesso dessa parceria, a Sitech convidou Lanna para realizar uma palestra sobre o case no Dimensions 2018, evento bi anual que reúne o que há de mais avançado em tecnologias para a construção, em Las Vegas (EUA).
“Usando a tecnologia como ferramenta, conseguimos implantar um bom sistema de perfuração com melhoria significativa no processo da mina. O objetivo principal foi dividir esse case de sucesso com outras empresas e também adquirir novos conhecimentos”, declara Lanna.
Para Marx Gutierrez, General Manager da Sitech, a Martins Lanna Mineração é um excelente exemplo de uma empresa inovadora, que olha para frente, enxergando sempre a perenidade do seu negócio.
“Mesmo com mais de 40 anos de experiência, tiveram a sensibilidade de analisar sua operação e ver que podiam ser ainda mais produtivos. A tecnologia está aí para isso e só tem justificativa se for para fazer nossos clientes mais lucrativos. Foi um grande desafio para eles que, com igual grandiosidade, foi superado e hoje é parte essencial dos seus processos”, finaliza.

Palestra de Bruno Lanna na Dimensions 2018
Fonte: Dezoito Comunicação
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.