Conheça algumas particularidades dos sistemas de rastreamento e telemetria

Telemetria – Crédito Seeguir
Tecnologia pode ser aplicada em caminhões fora de estrada, carretas, equipamentos móveis de britagem e peneiramento, entre outros
As duas principais vias para o monitoramento adequado de equipamentos móveis são a utilização de sistemas de rastreamento e telemetria. No presente artigo, demonstraremos à mineração de agregados o quão importantes são a implantação e o controle diário desta tecnologia que visa a redução de custos e maior eficiência na gestão do negócio. Para facilitar o melhor entendimento do que isso representa na prática, levantamos alguns questionamentos mais comuns que envolvem a sua implantação e operação.
Primeiramente, vale ressaltar que os sistemas de rastreamento e telemetria podem ajudar a controlar as operações de diferentes equipamentos, como caminhões fora de estrada, carretas, veículos, empilhadeiras, carregadeiras, guindastes, geradores de energia e, inclusive, equipamentos móveis de britagem e peneiramento.
Um detalhe importante: para implantação e utilização da tecnologia, não há necessidade de alterações na internet da empresa. O sistema ou software é instalado diretamente na rede ou computador do cliente/gestor e será utilizado apenas pelos profissionais que ele indicar.
Dito isso, partiremos agora para algumas questões práticas que envolvem o cotidiano das atividades de trabalho dos operadores dos equipamentos e os motoristas ou responsáveis pelas frotas de veículos, que podem ser melhor reguladas e controladas com a utilização deste tipo de tecnologia.
Melhor controle nos custos das atividades da frota e equipamentos estacionários
A partir do uso de sistemas de rastreamento e telemetria é possível responder às seguintes perguntas:
- O trajeto utilizado foi o mais adequado?
- Houve excesso de velocidade ou paralizações indevidas?
- O tempo gasto para o exercício da atividade foi conforme previsto?
- O consumo de combustível, a localização e as paradas, estão corretas?
- A jornada de trabalho está sendo cumprida com perfeição?
Quanto aos equipamentos móveis ou caminhões que operam dentro da mina, por sua vez, é possível avaliar:
- Qual o tempo gasto para fazer cada operação? Por exemplo, quanto tempo gastou-se para exercer as seguintes atividades: carregamento, transporte interno e o descarregamento?
- Quanto tempo o equipamento ou caminhão ficou desligado?
- Qual o local exato em que se encontram neste instante?
Alguns controles fundamentais que não devem ser esquecidos:
- A quilometragem na qual será feita a troca de óleo;
- A quilometragem na qual será feita a troca de pneus;
- A quilometragem na qual será exercida determinada atividade de manutenção;
- A aproximação da data de vencimento da carteira de habilitação do operador;
- Os veículos e ou caminhões estão sendo utilizados fora do horário determinado?
- Qual o motorista responsável pela multa de trânsito recebida?
Tudo isso e mais algumas atividades podem ser monitoradas. Ou seja, é possível garantir o controle completo de equipamentos, caminhões e veículos, de modo evitar ociosidade, subutilização e custos elevados.
Conheça alguns relatórios diários, semanais, mensais ou anuais que podem ser oferecidos pelo sistema de rastreamento e telemetria:
- Relatórios Operacionais (limites de velocidades, permanência em pontos de referência, passagem por áreas restritas, entradas e saídas em locais especificados)
- Relatórios Administrativos (paradas, deslocamentos, distância percorrida, horas utilizadas, boletim diário veicular).
- Relatório de Jornada de Trabalho
- Relatório de Mensagens Operacionais
A Riuma Mineração é uma das empresas que já se utiliza de sistemas de rastreamento e telemetria.
Se você deseja receber estas explicações mais detalhadas sobre o sistema, sem custo adicional, entre em contato conosco!
* Geraldo de Oliveira Jesus é Engenheiro de Minas graduado pela UFMG (1983), Especialista em Gestão de Qualidade pela Poli/USP (2000), MBA – Executivo em Gestão e Business Law pela FGC (2010). Possui 30 anos de experiência em Gestão Comercial e Negociações Complexas, trabalhando como Executivo Comercial em diversas empresas multinacionais, como: Metso, Martin Engineering e Schenck Process. Hoje atua como Instrutor & Coaching em gestão comercial e negociação, com foco em indústria de bens de capital, principalmente para os mercados de Mineração, Siderurgia, Cimento e Alimentos.
Contato: FGTG – Cursos e Treinamentos / geraldo.oliveira.jesus@gmail.com / (11) 97632-0928
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.