Sistemas de monitoramento estão cada vez mais presentes nas pedreiras
Sistemas de monitoramento preventivo auxiliam na identificação de situações de risco e possibilitam maior agilidade na tomada de decisões
Engana-se quem pensa que minimizar as situações de furto e roubo são as únicas vantagens dos sistemas de monitoramento por câmeras. Apesar de esse ser um dos benefícios mais óbvios quando o assunto é a adoção de um sistema de segurança dentro das pedreiras, já é possível afirmar que os ganhos envolvidos vão muito além.
A longo prazo, o investimento neste tipo de tecnologia pode proporcionar uma redução de custo significativa, bem como maior eficiência na tomada de decisões e ações em caso de incidentes.
Isso porque, por meio do monitoramento preventivo, é possível acompanhar e ter total conhecimento do que está acontecendo na unidade e seus arredores, controlar todo e qualquer tipo de movimentação e acesso às dependências do local, identificar possíveis situações de risco e agilizar a resposta a eventuais problemas.
Quem explica mais sobre o assunto é Rafael Guimarães, Proprietário da Infortech, empresa do segmento de Tecnologia da Informação e Segurança Eletrônica. “O uso de câmeras ajuda a garantir o correto funcionamento dos processos internos adotados por uma pedreira, uma vez que elas são capazes de monitorar equipamentos, como esteiras e britadores, à distância. Ao acompanhar as imagens do circuito de segurança, o operador pode verificar qual tipo de material está sendo carregado e se o carregamento está sendo realizado de forma correta”, pontua.
Em outras palavras, qualquer inconformidade no uso dos equipamentos pode ser identificada por meio de uma central única e, a partir daí, é possível instruir uma equipe ou então designá-la ao local para solucionar o problema. “A adoção de condutas seguras pelos funcionários é uma questão de extrema importância dentro das pedreiras e que pode se tornar ainda mais crítica a depender do tipo de maquinário e insumos manipulados na rotina de atividades. Pensando nisso, o circuito de câmeras representa um grande aliado nesse cenário”, complementa Guimarães.
Ao posicionar os equipamentos de vídeo em áreas de risco, o acompanhamento das dinâmicas se torna mais eficaz, pois permite o controle simultâneo de diversas áreas da planta. Assim, ações preventivas podem ser checadas, como o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e a distância ideal de áreas perigosas. Além disso, sensores de movimento, calor e identificação de cores podem ser aplicados para detectar ocorrências como superaquecimento, retirada de objetos e uso de capacete.
Entre as empresas que já se beneficiam dos sistemas de monitoramento, por meio das soluções de segurança eletrônica fornecidas pela Infortech, estão a Massari Mineração, Mineração Aparecida, Mineração Barueri e Mineração Jambeiro. No entanto, o grande caso de sucesso da companhia está na Mineração Júlio & Júlio, em Sorocaba (SP), onde até mesmo, a detonação de rocha é monitorada remotamente.
Além disso, a Infortech também instalou câmeras há quase 1 km de distância do equipamento de gerenciamento. O fornecimento, como um todo, garantiu para a pedreira todos os benefícios citados anteriormente, bem como mais agilidade no processo de carga e descarga, no gerenciamento de entrada e saída de veículos da unidade, e na detecção de problemas que estavam atrapalhando a operação.
Atualmente, a Infortech conta com um grande leque de serviços. Além dos sistemas de monitoramento de segurança eletrônica do básico ao avançado, a companhia oferece sistemas de alarme de intrusão, movimento, barreira e feixes de luz; alarmes de incêndio; sistemas parceiros de armazenamento de imagem em nuvem; comunicação de rede/voz por antenas de rádio frequência; entre outros. “Vale destacar que um dos nossos grandes diferenciais é a capacidade de levar essas tecnologias para qualquer ambiente, tenha ele infraestrutura ou não”, finaliza Guimarães.
Intelbras destaca sistemas de monitoramento condizentes com a realidade brasileira
Cerca de 95% dos projetos da Infortech contam com tecnologias da Intelbras, fabricante de produtos e soluções em Segurança, Redes e Telecomunicações. “Nosso portfólio inclui equipamentos capazes de atender as mais diversas necessidades. Alguns são embarcados com inteligência artificial e possuem, por exemplo, o recurso ‘contagem de pessoas’. Essa funcionalidade monitora os acessos em determinados locais, verificando ou limitando a quantidade de visitantes diários, além de câmeras que identificam quedas e atos de vandalismo, possibilitando uma ação rápida e preventiva, em caso de necessidade”, conta Renan S. Antoniolli, Executivo Comercial de Soluções e Projetos da Intelbras.
Entre os equipamentos que possuem inteligência artificial embarcada, ele destaca três. A primeira delas é a câmera panorâmica VIP 7180 B, que permite visualizar um grande ambiente com uma imagem 180º e inteligência de vídeo embarcada. Já a câmera VIP 7250 IA identifica o que realmente é importante numa situação, como pessoas e automóveis, acionando o alarme quando for estritamente necessário. A solução foi desenvolvida para resolver um problema comum dos alarmes falsos, principalmente em área externa de condomínios e empresas.
A câmera speed dome VIP 5230 SD, por sua vez, pode ser utilizada em conjunto com os sistemas de CFTV IP para um monitoramento seguro, estável e integrado. A tecnologia de análise inteligente de vídeo embutida no equipamento proporciona uma visão detalhada do ambiente e um monitoramento ainda mais preciso. Com ela também é possível aproximar a imagem em até 30 vezes, sem perda de qualidade.
Antoniolli destaca, ainda, que sai mais em conta investir em sistemas de monitoramento preventivos ao invés de ações reativas. “Quando falamos de produtos com inteligência artificial embarcada, os custos também são reduzidos, visto que a mão de obra para operar os equipamentos é menor”, diz. Por fim, ele recomenda que o monitoramento preventivo seja sempre feito por uma empresa especializada, o que poupa o tempo dos gestores do negócio e possibilita que eles direcionem os recursos e energia em outras áreas da empresa que demandam atenção.