Reaproveitamento de correias transportadoras

Foto: cortesia da Franlita Borrachas
Empresa assegura a redução de custos aliada ao conceito de sustentabilidade ao reaproveitar as correias para gerar outros produtos
Tem se tornado uma questão da ordem do dia, a constante preocupação com os assuntos relacionados ao meio ambiente e sua repercussão na qualidade de vida dos seres humanos, o que tem levado a sociedade organizada a pensar em métodos alternativos para reduzir o impacto negativo das atividades econômicas, que acabam na maioria das vezes impulsionando a degradação do ecossistema como um todo.
Esta preocupação tem se tornado ainda mais frequente no que se refere à destinação adequada dos resíduos sólidos, sobretudo aqueles que não são biodegradáveis, e consequentemente demoram até séculos para se decomporem, o que favorece o aumento considerável dos níveis de poluição, incompatíveis com a boa qualidade de vida necessária à saúde dos seres humanos.
A crescente conscientização ecológica, preservação ambiental, a responsabilidade social e a preocupação com as gerações futuras estão diretamente relacionadas à sustentabilidade das empresas.
Fatores como esses motivaram o desenvolvimento de uma atividade inovadora, desenvolvida pelo Técnico em Mineração, Raimundo Drummond Silva, de Itabira/MG.
Atividade que, além de resolver um problema ambiental assegura uma fantástica redução de custos operacionais para mineradoras de todos os tipos.
Com patentes registradas, a indústria parceira do técnico está reaproveitando as borrachas usadas de transportadores de correia, para as seguintes produções:
- Revestimentos de chutes de descargas
- Revestimentos de peneiras vibratórias
- Revestimentos de caçambas de caminhões
- Revestimentos de moinhos
- Calhas para escoamento de rejeitos
- Mourão e réguas para cercas e curral
- Colunas suporte para placas de trânsito
- Cruzetas para postes de energia elétrica.
Além desses itens citados, a organização produtora se dispõe a criar novos produtos de acordo com a necessidade do cliente.
Uma das mineradoras que já testou e aprovou os produtos foi a VALE, nas unidades de Cauê/MG e Carajás/PA.
Ressalta-se que, em todos os fornecimentos, são oferecidas garantias técnicas e de vida útil.
Em São Paulo, a empresa FGTG – Cursos e Treinamentos é a representante técnico-comercial do técnico responsável pela inovação, Raimundo Drummond Silva.
Gerenciada pelo engenheiro de minas, Geraldo de Oliveira Jesus, com mais de 30 anos de experiência no fornecimento de equipamentos e serviços para mineradoras, a FGTG tem o compromisso de desenvolver mais uma unidade produtora em São Paulo/SP.
Placa de desgaste para minerações de agregados

placas oriundas de correias transportadoras viram revestimento
Confeccionado com borracha de correia transportadora usada (com cabo de aço).
Peso por conjunto 2 placas: 8,0 Kg
Largura : 39 Cm
Comprimento: 39 Cm
Altura : 4 a 5 cm.
Cabos de aço 1/4″, existentes na borracha.

Outras aplicações: suporte para placa de rodovias, mourões, currais e cercas