ProConcept estima faturar cinco vezes mais em 2020
ProConcept estima faturar cinco vezes mais em 2020
A ProConcept Sistemas, empresa especializada em consultoria e implantação de tecnologias da Indústria 4.0, fechará 2019 com faturamento superior a R$ 1 milhão e a expectativa para 2020 é faturar cerca de cinco vezes mais, chegando a R$ 5 milhões. Um resultado significativo para uma empresa com pouco mais de dois anos de atuação e que iniciou suas atividades como revenda da PTC no Brasil – empresa norte-americana de softwares como IoT, PLM e CAD.
A estimativa de crescimento baseia-se em propostas que já estão em negociação, segundo explica Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept. “Prospectamos mais de 50 empresas de diferentes áreas de atuação e praticamente todas mostraram-se interessadas em investir em soluções da Indústria 4.0, sendo que boa parte delas deverá fazê-lo nos próximos meses e outras, inclusive, iniciaram projetos piloto”.
Durante esse trabalho de prospecção ProConcept identificou que há muitas empresas de pequeno porte que têm essa mesma preocupação de se adequarem à transformação digital já em curso. “Nossa percepção sobre o mercado é de que mesmo com a crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos, existe uma grande preocupação por parte das empresas de se encaixar nessa nova realidade do mundo digital”, destaca Diniz.
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresários de 334 indústrias de grande porte, revelou que 36% deles afirmaram que pretendem investir ainda em 2019 para melhorar seus processos produtivos, otimizar a eficiência e a competitividade. Segundo a CNI, 59% dos entrevistados mostraram-se inclinados a destinar recursos para aquisição de máquinas e equipamentos, e 18% alegaram que pretendem investir em novas tecnologias digitais e automação. Outra pesquisa, realizada pela Boa Vista Serviços SCPC com cerca de mil empresários em todo o país, mostrou que 50% das micro e pequenas empresas estão dispostas a investir em tecnologia até o final de 2019.
O percentual aumenta nas de maior porte: 78% das médias empresas e 63% das grandes.
“Minha geração, da década de 1940, passou por muitas mudanças, mas a fase atual, de transformação do mundo físico (analógico) para o digital, é totalmente diferente devido à rapidez com que tudo acontece. E todas as empresas, inclusive as de menor porte, precisam de soluções que assegurem sua sobrevivência num mundo globalizado e cada vez mais competitivo”, ressalta Diniz.
Segundo o executivo, a decisão de ampliar o leque de soluções ofertadas tem como objetivo auxiliar as empresas menores. “São tecnologias mais acessíveis, não apenas em termos de custos, como também em facilidade e agilidade de implementação e adequadas para empresas de vários segmentos, como as de siderurgia, mineração, construção civil, manufatura, entre outras indústrias, e até pequenos negócios, como empreendimentos comerciais e de serviços”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa