Startup cria plataforma de gerenciamento de resíduos

Gerenciamento de resíduos sólidos
Apostando na demanda crescente do mercado de gerenciamento de resíduos, a NET Resíduos se destaca em Minas Gerais através de parceria com o Sinduscon-MG
A NetResíduos, startup de Belo Horizonte/MG, desenvolveu um software que realiza o gerenciamento de resíduos para obras de construção civil (RCD), indústrias e hospitais, facilitando a destinação correta do lixo gerado.
Segundo Henrique Ribeiro, um dos fundadores da empresa, o sistema pode ser acessado por computador, celular e tablet, sendo que o usuário/gerador de resíduos poderá saber com precisão o qual o tipo de resíduo gerado, para onde ele foi encaminhado, quem o transportou e quanto custou, além de obter toda a documentação deste processo.
Este sistema de gerenciamento de resíduos funciona como uma espécie de “Netflix” dos resíduos sólidos, pois o usuário aluga o serviço, pagando uma mensalidade a partir de R$ 199,00 para utilizar o software.

Henrique Ribeiro
“Em uma obra que utiliza o sistema registramos uma economia média de R$ 40 mil, que pode ser sentida na redução do tempo de elaboração de relatórios, na análise, na melhoria do processo produtivo, na destinação dos resíduos”, conta Ribeiro.
Parceria com Sinduscon-MG
No início de 2018, O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a NetResíduos firmaram uma parceria para oferecer às empresas associadas condições especiais na aquisição do software, o que deve impactar cerca de 300 construtoras e aproximadamente 1.000 obras em andamento.

Fernando Fogli – Foto: Gladyston Rodrigues-EM-D.A Press
“Além de a destinação correta dos resíduos ser uma exigência legal, é importante também para minimizar os impactos ambientais e gerar redução de custos nas obras. Hoje, o setor da construção civil é responsável por uma parcela significativa dos resíduos gerados, variando de 50% a 70% deste volume”, destaca o diretor técnico ambiental do Sinduscon-MG, Fernando Fogli.
Fontes: CBIC Hoje / Diário do Comércio Online
Compartilhe esse conteúdo escolhendo a rede social ao lado.