Pedreira Lageado investe em areia manufaturada e aumenta a receita em 20%

Planta de Britagem da Pedreira Lageado – Divulgação
A Pedreira Lageado, confiou à Metso o fornecimento dos equipamentos necessários para a produção de areia manufaturada de alta qualidade e aumentar as vendas em 20%.
Localizada no distrito de Guaianazes, a 20 km do centro de São Paulo, a Pedreira Lageado é chamada de “Pedreira Urbana”, e a exploração de rochas do tipo gneiss já ocorre há 60 anos, mas a empresa não quis ficar na Idade da Pedra.
A Lageado está sempre inovando para atender às quantidades gigantescas de pedra esmagada que a construção civil da cidade de São Paulo exige todos os dias.
No entanto, muito pó de pedra foi gerado e a empresa viu a oportunidade de comercializar areia manufaturada (ou industrial), que é usada na produção de concreto e asfalto. Consequentemente, a empresa confiou na Metso para o fornecimento dos equipamentos necessários para a nova fábrica.
Hoje, após a parceria com a Metso, a Lageado tem capacidade para produzir 75 toneladas de areia manufaturada por hora e estima que 70% da produção será comercializada no primeiro semestre de 2018, aumentando suas vendas em 20% em relação à meta anterior
“Começamos a produzir areia manufaturada para reduzir o impacto ambiental e criar um uso mais adequado para o pó de pedra. Acabamos entrando em um novo mercado e estamos nos beneficiando financeiramente. Em pouco mais de um ano, recuperamos o valor investido e continuamos a aumentar as receitas”, relata Marcos Roberto Santos, gerente da fábrica da Pedreira Lageado.
De pó triturado a produto premium

Pedreira Lageado – Divulgação
Um número cada vez maior de operadores de pedreiras descobriu que a areia manufaturada processada e de alta qualidade pode melhorar seus resultados e reduzir significativamente a porcentagem de resíduos e subprodutos de baixo valor.
Os requisitos dos clientes para produção inferior a 20 mm, especialmente para 7/10 mm, significam que quantidades significativas de 0/7 mm são produzidas como subproduto.
Ao usar o equipamento de processamento correto, o pó triturado de baixo valor pode ser transformado em um produto premium de alto valor.
A areia manufaturada pode ser usada em todos os concretos estruturais, seja manualmente em betoneiras de concreto ou em instalações de concreto, unidades de asfalto para concreto pré-moldado (lajes, blocos, colunas e pisos interligados) e usada como produto de drenagem e filtragem em estações de tratamento de esgoto (ETEs).
O vice-presidente da Metso no Brasil, Marcelo Motti, explica que o mercado de areia manufaturada está crescendo à medida que as empresas estão conscientes dos danos ambientais causados pela extração de areia natural.

Marcelo Motti, VP da Metso
“A produção ocorre através de material descartado durante a mineração e, além da preservação dos leitos e margens dos rios, a areia manufaturada oferece vantagens, como economia no uso do cimento, curva de classificação constante, ausência de impurezas orgânicas, ausência de argila, consistência nos vestígios do concreto e maior adesão da pasta de cimento”, ressalta Motti.
Fique atento
Mais adiante traremos mais detalhes sobre a tecnologia de processamento a seco utilizada para a obtenção de uma qualidade melhor da areia da Pedreira Lageado, aguarde!
Compartilhe esse conteúdo escolhendo a rede social ao lado.