O processamento a seco melhora a qualidade da areia da Pedreira Lageado

Pedreira Lageado
Tecnologia de processamento a seco da Metso, empregada na Pedreira Lageado, é uma opção de classificação ecológica, econômica e fácil de usar
Nesta segunda parte da matéria sobre a areia manufaturada da Pedreira Lageado, destacaremos a tecnologia de processamento a seco utilizada pela Metso para alcançar o melhor nível possível na produção de areia.
“A produção a seco é relativamente nova e fez grandes avanços para facilitar a implantação de sistemas de produção de areia manufaturada com hidrociclone”, afirma Marcelo Capucho, coordenador de suporte aos produtos de britagem da Metso.
Segundo Capucho, o processo a seco é atualmente a melhor configuração tecnológica disponível no mercado, sendo ainda uma alternativa de classificação ecológica, econômica e fácil de usar.
“O britador autógeno melhora a cubicidade do material, deixando-o em um formato muito semelhante aos grãos de areia naturais e a produção é finalizada pelo Classificador de Ar, uma unidade equipada com um filtro de manga usado para remover o filler do classificador de ar”, explica Capucho.
Capucho ainda indica como a produtividade e a redução de custos podem ser alcançados com a solução certa: “A planta de areia manufaturada, por exemplo, pode usar apenas um operador na verificação/supervisão de todo o sistema em vez de dois ou três operadores, como acontece no processo totalmente mecânico”.

Tecnologia de processamento a seco via classificador de ar da Metso
Por que Metso?
Marco Roberto Santos, gerente de fábrica, afirma que a escolha em relação à Metso se deu por uma questão de confiança em sua capacidade técnica e disponibilidade de seus profissionais na proposição do projeto.
“Conheço a empresa e confio nela há muito tempo. Nós explicamos nossa necessidade e a Metso apresentou todo o projeto. A implementação dos equipamentos foi feita por seus técnicos em parceria com nossos engenheiros, e os resultados foram excelentes. Todos os testes indicam que os produtos estão dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, explica Santos.
Detalhes da solução usada na Lageado
O britador de impacto de eixo vertical (VSI) Barmac® BSeries™ foi recomendada pela equipe da Metso para a Pedreira Lageado com a finalidade de produzir areia manufaturada de qualidade superior. Eles também possuem telas vibratórias – série CBS, uma máquina (um produto local no Brasil) e os Classificadores de Ar da Metso.

Detalhe do Britador VSI Barmac® BSeries™ da Metso
Também são usados sensores para impulsionar a produção desde as esteiras de transporte até a entrega final da areia manufaturada. O sistema é integrado com uma balança do produto final, facilitando o monitoramento dos equipamentos e gerando relatórios de dados sobre disponibilidade operacional, manutenção e alarmes, etc.
A automação da Metso para plantas de britagem usa a própria tecnologia da empresa criada na Finlândia, mas o software é totalmente personalizado na unidade brasileira, localizada em Sorocaba e o hardware também é adquirido no mercado local.
Assista a um vídeo com detalhes dos componentes internos e funcionamento do rotor do Britador VSI Barmac® BSeries™ da Metso:
Todos os equipamentos da planta da Pedreira Lageado são da Metso.
Fonte: RMA Comunicação – Rafaela Mello
Compartilhe esse conteúdo escolhendo a rede social ao lado.