Movimento responsabilidade de peso mobiliza setor para a prática do transporte de cargas dentro dos limites legais
Campanha é uma iniciativa conjunta de importantes entidades do setor, como o Sindipedras, Sindiareia, Apepac e Fiesp
Você sabia que o transporte de cargas acima dos limites estabelecidos traz uma série de problemas relacionados à segurança, qualidade do pavimento, competitividade das empresas e também para arrecadação fiscal?
Conscientes desta realidade e considerando a importância do modal rodoviário para o escoamento da produção no Estado de São Paulo, o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo Sindipedras, o Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo Sindiareia, a Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção Apepac e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Fiesp se uniram para criar o Movimento Responsabilidade de Peso.
Em resumo, a campanha, que já está funcionando a pleno vapor, tem como objetivo mobilizar produtores, clientes, transportadores, consumidores de brita e o setor público em uma ação de responsabilidade social, por meio da prática do transporte de cargas dentro dos limites estabelecidos pelas normas e legislação, estimulando-os para garantir estradas mais seguras e amplo respeito a todos os usuários das rodovias paulistas.
Neste sentido, cada elo da cadeia terá suas responsabilidades. Aos produtores de brita do Estado de São Paulo, o desafio é manter rigoroso controle de peso em suas expedições, com equipamentos de precisão e profissionais treinados no embarque de produtos.
Eles também passarão a emitir selos de “certificação de peso” adesivados nas notas fiscais em cada embarque. Já aos clientes de brita cabe a inspeção nas contratações, atendimento ou intermediação de pedidos. Segundo o Movimento, é possível identificar negligência sobre o limite legal de peso sempre que o preço do transporte estiver muito abaixo do convencional de mercado. É válido lembrar que os excessos de carga também podem estar relacionados à sonegação fiscal.
Para sustentar essa conduta ética, transportadores autônomos e empresas de logística precisam se comprometer a não acrescentar cargas de outras origens durante o trajeto, de maneira a não exceder o peso máximo previsto em lei.
Preservar as características adequadas dos veículos também é de extrema importância para a segurança no transporte.
Por fim, a fiscalização do peso dos veículos é a mais importante contribuição esperada pelos produtores/embarcadores dos órgãos competentes, uma vez que o procedimento garante a segurança, durabilidade de pavimento e impede a concorrência desleal.
Segundo Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, diretor titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração – Deconcic-Fiesp, as entidades envolvidas esperam que a campanha crie uma ampla conscientização. “Queremos alinhar um compromisso mútuo entre todos os atores, de forma a estimular maior controle, treinamentos e orientações das equipes profissionais, e em especial maior rigor na fiscalização pelos órgãos competentes”, disse.
Para isso, a implantação e a adesão ao movimento é realizada a partir dos materiais disponibilizados pelo Sindipedras no site: www.sindipedras.apepac.org.br/movimento, incluindo selo para notas fiscais, adesivo para caminhões, placa para expedição, entre outros informativos para uso dos produtores, clientes e transportadores.
Auricchio ressaltou que, nos últimos anos, o Deconcic-Fiesp vem conduzindo uma série de projetos e ações dentro do tema. Entre 2008 e 2011, o departamento coordenou o Grupo de Trabalho sobre Asfalto, posteriormente ampliando seu escopo para vias, reunindo entidades setoriais, lideranças empresariais, especialistas e agentes do governo para discutir soluções para os problemas enfrentados no setor.
Em 2009, foi publicado o “Estudo da Cadeia Produtiva do Asfalto: Diagnóstico de Problemas e Proposições de Aprimoramento”.
“Em 2016, voltamos a reunir os diversos atores envolvidos para discutir a questão do pavimento como um todo, incluindo a necessidade de se respeitar os limites no transporte de cargas, com maior fiscalização.
Como resultado, foi publicado o estudo: Pavimento de Vias no Brasil: Infraestrutura de Transportes Terrestres Rodoviários e Cadeias Produtivas da Pavimentação”, lembra o diretor.
Ambos os materiais podem ser acessados no site Observatório da Construção, que reúne esses e demais conteúdos produzidos pela Fiesp sobre o setor www.observatoriodaconstrucao.com.br
Em conjunto com a Frente Parlamentar da Indústria Construção da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (FPIC), o Deconcic-Fiesp participou de diversas reuniões de trabalho com o governo estadual, em especial com a Secretaria de Logística e Transportes, a respeito do assunto, buscando medidas para ampliar o controle do excesso de peso nas cargas.
“Portanto, consideramos a iniciativa do Movimento Responsabilidade de Peso muito importante para disseminar o assunto e obter resultados positivos”, finaliza.