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Home›Arquivo-News›Metso Remote Assistance para os mercados de mineração e construção

Metso Remote Assistance para os mercados de mineração e construção

De RAOL
11/08/2020
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Metso Outotec

Metso Remote Assistance é uma realidade acessível para os mercados de mineração e construção

O MRA, sigla em inglês para Metso Remote Assistance é um conjunto de soluções de suporte em ambiente colaborativo que auxilia o gestor de manutenção a tomar decisões em tempo e de forma segura. Este tipo de pacote de serviços, dentro desta nova configuração de mobilidade de consultoria técnica remota, ganha cada vez mais força nos mercados principais de atuação da Metso Outotec.

O destaque do MRA são os smart glass – óculos inteligentes – que permitem conectividade entre os clientes e o suporte remoto. Antes testada somente pelos profissionais da Metso Outotec, a solução acaba de tornar-se uma oferta comercial. O MRA deve, inclusive, ter seu primeiro cliente efetivo até esse primeiro semestre.

“O recurso é disruptivo ao permitir que o cliente tenha contato com o Centro de Inteligência técnica da Metso Outotec, acessando remotamente especialistas, engenharia e informações técnicas em tempo real. Ao fazer isso, o gestor de manutenção aumenta a eficiência dos serviços, reduzindo o tempo de intervenção e os custos do processo”, explica Paulo Gurgel, gerente nacional de Assistência técnica da Metso Outotec. Segundo ele, o uso de ferramentas digitais, caso da realidade aumentada do MRA, vem sendo analisada pela indústria mineral há algum tempo, mas o cenário de pandemia acelerou o processo.

Com o acesso remoto em tempo real e em ambiente colaborativo, o MRA permite que a Metso Outotec faça o diagnóstico de falhas em equipamentos, sem a necessidade do deslocamento de técnicos especializados até o foco do problema. “As minerações, regra geral, estão em lugares afastados e o acesso sempre é complexo e, o que é mais complicado, são operações críticas que não podem ser paralisadas sem programação”, adianta Gurgel, destacando a principal vantagem do MRA.

 

Planos oferecem três versões e os óculos são cedidos em comodato

Gurgel destaca que o Metso Remote Assistance foi intensamente testado pelos próprios técnicos da Metso Outotec que, aliás, são usuários da tecnologia quando estão em campo. Agora, a oferta passa a ser uma opção comercial disponibilizada em três planos – Básico, Intermediário e Prime. O diferencial entre eles é a quantidade de atendimentos mensais e emergenciais.  

Todos os planos oferecem pelo menos um deles em regime de comodato e o dispositivo foi testado pela Metso Outotec para atender as necessidades das minerações locais. Simplificadamente, o smart glass funciona como um sensor remoto do software que permite a transmissão de logs operacionais e imagens in loco e em tempo real para o Centro de inteligência da Metso Outotec, onde um comitê de especialistas está pronto para o suporte cujo atendimento varia de acordo com cada plano. Os especialistas da empresa, por sua vez, podem buscar informações em banco de dados e até mesmo outros profissionais da companhia, inclusive internacionais.  

No Brasil, o MRA foi aperfeiçoado para atender todas as condições onsite. De acordo com Gurgel, as mudanças incluíram a necessidade de melhoria das imagens enviadas para o Centro de Inteligência. Para aumentar a nitidez – detalhe importante porque o especialista remoto precisa entender o problema para o correto direcionamento da solução – a Metso Outotec recomenda o uso de redes celulares em 4G. Imagens mais nítidas permitem o entendimento mais rápido dos desenhos técnicos e de fotos trocadas entre as duas pontas e a orientação – passo a passo – para a resolução das falhas.

Metso Remote Assistance

Smart Glass

Pandemia acelerou a oferta de soluções remotas

Outra mudança foi o comando do serviço. Antes acionado somente por voz, ele passou a ser feito também por digitação. Com essa opção, os técnicos evitam problemas de pronúncia ou de serem mal interpretados devido ao barulho comum nas plantas de processamento mineral. A comunicação sonora também foi otimizada na versão comercial do MRA. Agora, um sistema de áudio por Bluetooth foi acoplado no protetor auricular do técnico em campo, tornando a ferramenta mais integrada, o que é outra característica das novas tecnologias digitais.

“Antes da pandemia, o mercado já discutia a Indústria 4.0, mas as restrições atuais mostraram que é necessário acelerar o uso dos recursos de digitalização como acontece com outros segmentos”, argumenta Gurgel.

“O lançamento da versão comercial do MRA no Brasil acontece no timing exato para atender esse novo cenário”, finaliza.

TagsAutomaçãoMetso OutotecNewsSmart Glass
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    De RAOL

1 comment

  1. Futuro da mineração será discutido pela Metso Outotec - Agregados Online 4 outubro, 2021 at 16:31 Responder

    […] que poderão ser ativadas, em sua grande maioria, nos próximos 12 meses. O cenário previsto pela Metso Outotec é de retomada na pós-pandemia, mas com um formato diferenciado, o que justifica, por exemplo, a […]

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