Hillhead 2018 o maior show do setor de agregados do mundo!
Com 546 expositores e quase 20 mil visitantes, a Hillhead 2018 foi o maior show até hoje
Sendo esta a primeira edição oficial da Revista Digital Agregados Online, apesar da Hillhead ter sido realizado há dois meses, acreditamos ser bastante oportuno repercutirmos aqui alguns detalhes do mesmo para os nossos leitores devido, principalmente, à carência de grandes eventos voltados especialmente ao setor de agregados no Brasil. Aliás, corroborando com isto, neste conturbado ano de 2018, quem participaria da M&T Expo em junho, deve saber do que estamos falando.
Voltando ao que interessa, expositores e visitantes não poderiam ter pedido um clima mais favorável para a realização da Hillhead do que o deste ano.
Durante três ensolarados dias de junho (26-28), enquanto a Grã-Bretanha curtia seu verão, a Tarmac’s Hillhead Quarry, pedreira anfitriã do evento, localizada nos arredores de Buxton, pequeno município do Condado de Derbyshire na Inglaterra, mais uma vez se tornou o foco das indústrias internacionais de produção mineral, reciclagem e equipamentos de construção.
Com cada metro quadrado de espaço de exposição totalmente ocupado, a feira deste ano registrou uma alta recorde no número de expositores (546), assim como para o público visitante de 19.687 participantes únicos, um recorde, superando a marca estabelecida na edição de 2005.
Os participantes puderam notar o novo layout do pavilhão principal, que foi novamente expandido, aumentando sua capacidade para atender a forte demanda por espaço de exposição, para mais 90 novos expositores!
As áreas de credenciamento e demonstração no topo do showground (pit de entrada das apresentações ao vivo das máquinas) também foram redesenhadas para acomodar stands estáticos e demonstrações adicionais.
Lá se encontrava a maior atração da Hillhead (11,2 metros de altura) para recepcionar os visitantes nesta nova área. Trata-se do “Man Engine” (Homem Motor), o maior fantoche mecânico da Grã-Bretanha, que provou ser um verdadeiro chamariz de público – impressionando a todos durante os três dias do evento.
“O Man Engine é uma façanha magnífica da engenharia e ficamos orgulhosos e felizes por ter a potência da máquina em sua turnê nacional, e aqui no show Hillhead”, disse Nick Allen, diretor executivo da SMT GB (distribuidor da Volvo CE). “Temos patrocinado esse incrível projeto desde 2016 e mal podemos esperar para ver o Man Engine se transformar em sua altura total de 11,2m mais uma vez.”

Hillhead – The Man Engine
Plataforma perfeita para fazer negócios e demonstrar novas tecnologias
A Hillhead sempre foi, e continua a ser, um evento de vitrine altamente popular, onde o principal negócio do dia é a promoção e venda de mais recente fábrica, equipamentos e serviços para um público internacional de alto calibre dos expositores.
Como exemplo disto trazemos aqui alguns cases interessantes que nos dão a dimensão do quão grande é o potencial de geração de negócios de um evento tão peculiar como este, com demonstrações ao vivo dos equipamentos, que fez a alegria dos executivos de vendas das seguintes empresas:
Bomag: “A resposta ao nosso equipamento de compactação pesada, inovações de produtos e desenvolvimentos pós-vendas foi absolutamente fenomenal”, Simon Kennedy, gerente nacional de vendas da Bomag na Grã-Bretanha;
Bobcat: “Nosso estande estava muito ocupado durante todo o show, com os visitantes particularmente interessados nas novas escavadeiras compactas da série R – as E26, E27 e E27z. Estamos muito satisfeitos com o fato de essas máquinas mais recentes, que fizeram sua estreia no Reino Unido, serem tão bem recebidas e isso se refletiu no grande volume de consultas recebidas durante o evento” – Phil Stoneham, engenheiro de vendas da Bobcat de Londres
Wacker Neuson: “Estamos muito satisfeitos com o resultado da exposição Hillhead, conhecendo profissionais e tendo valiosas conversas com especialistas do nosso setor”, disse Richard Harrison, diretor da Wacker Neuson UK, que exibiu seus novos e exclusivos caminhões com visão dupla, além de novos produtos da linha de emissão zero, que incluiu a mini-escavadeira EZ17e Zero Tail totalmente elétrica e o dumper elétrico DW15e

Hillhead
SMT – distribuidor Volvo CE: “A Intermat estava quieta e achamos que talvez as pessoas estejam cansadas dos shows, mas Hillhead está muito agitada” – Amy Metcalfe, a gerente de marketing da SMT, maior distribuidor da Volvo CE na Grã-Bretanha.
Na feira deste ano, a empresa contratou 862 pessoas para o Clube de Operadores da Volvo CE – a meta original era 500. A Sra. Metcalfe continuou: “Isso agora nos leva a mais de 5 mil membros, o que é fantástico! Também tivemos o Desafio do Clube de Operadores da Volvo CE em Hillhead e o vencedor foi Ryan Sadler, com James Covell em segundo lugar – ambos conquistaram um lugar na final europeia que ocorre na fábrica da Volvo CE, em Konz, em outubro deste ano”.
Superior Industries: ‘Hillhead é a maior exposição do gênero no mundo e ficamos impressionados com a escala e a qualidade dos visitantes de nosso estande. Como resultado, recebemos vários excelentes leads e fizemos muitos contatos, o que nos ajudará a promover nossa marca e nossos produtos para um público mais amplo no Reino Unido e no mundo todo” – Michael Dunne, supervisor de negócios internacionais.
Wirtgen: “… provavelmente já vendemos o equivalente a 30 vezes os rolos que trouxemos para mostrar aqui” – Phil Higginson, diretor de vendas da Wirtgen.
A empresa teve como destaque em seu estande o rolo compactador tandem Hamm HD + 90i PH VO-S com um inovador recurso de oscilação do rolo, que oferece rolagem mais suave, ideal para pontes e trabalho próximo a propriedades mais antigas, além de produzir superfícies de melhor qualidade.
Outro destaque foi o britador de mandíbulas Kleemann MC 120 Z com acionamento elétrico e gerador a diesel, que, segundo a Wirtgen, proporciona economia significativa de combustível em relação à hidráulica.

Hillhead
A & Y Equipment – distribuidor da Ammann: “Foi uma experiência muito boa e o tipo de visitante de alto nível que veio para o show foi exatamente o que estávamos procurando”, observou ele. “Definitivamente, houve um melhor avanço em nossas arquibancadas do que o show de 2016 e o feedback sobre todos os produtos promovidos, incluindo Ammann, foi extremamente positivo.”

Hillhead
CDE Global: “Tem sido um excelente show para nós, já que conseguimos um número substancial de leads positivos e até fechamos uma série de acordos no estande”, disse entusiasmado David Kinloch, gerente regional para Reino Unido e Irlanda.
Rubble Master: De acordo com o gerente de vendas da Rubble Master (que adquiriu a Maximus Crushing & Screening recentemente), foi muito gratificante colocar o triturador móvel, modelo RM70GO! 2.0, em exibição na área da reciclagem de RCD, pois gerou enorme interesse do público.
Finning (distribuidor da Caterpillar) e seus parceiros de tecnologia, como a Sitech, além de impressionantes exibições ao ar livre – que incluíam um caminhão articulado Cat 745 e uma escavadeira Cat 320, apresentou em seu estande simuladores de última geração e drones de pesquisa aérea e também um sofisticado software de controle de nível 2D e 3D, todos projetados para ajudar os operadores de frotas a gerenciar suas máquinas de maneira eficiente, melhorando a segurança e reduzindo os custos operacionais.
Não poderiam deixar de fora as experiências de realidade virtual (VR) para os participantes experimentarem simulações de operações com caminhões e ou bulldozers, tendo a sensação de estarem em um canteiro de obras real.

Hillhead
“A resposta à tecnologia de VR, escavadeiras de controle remoto e outros equipamentos pesados tem sido muito positiva”, disse Phil Lewis, diretor da Finning Managed Solutions (FMS). “A Hillhead forneceu uma vitrine para o futuro que permite que os participantes vejam e testem o que está disponível agora para empresas como nós e o que é possível. Houve muitos passos em nosso estande durante o show e estivemos ocupados durante todo o dia, todos os dias. Não poderíamos ter pedido uma exposição melhor, principalmente em termos de qualidade dos visitantes”, complementou Lewis.
Keestrack: “Ficamos realmente impressionados com a grande participação internacional no show deste ano. Conhecemos inúmeros visitantes especialistas de toda a Europa e das nossas regiões de mercado no exterior, incluindo as Américas e a Ásia”, disse Michael Brookshaw, gerente global de distribuidores da Keestrack, que fez sua estreia na Hillhead apresentando seu revolucionário britador cônico H4e, uma a planta altamente compacta com pré-seleção integrada opcional e peneira suspensa com três decks, que foi exibida como uma versão elétrica totalmente híbrida, capaz de oferecer economia significativa de energia na britagem secundária ou terciária.
Case Construction Equipment: “Tivemos um show muito bom e estávamos incrivelmente ocupados no atendimento ao público, claro, graças ao clima favorável. É fundamental para nós estarmos em Hillhead, porque é o principal evento para as indústrias de pedreiras e equipamentos de construção”, disse Crispin Turner, gerente de marketing da Case Northern Europe. ‘Houve muita procura sobre o novo Case CX750D, a maior e mais potente máquina da nossa linha de escavadeiras, bem como um forte interesse em veículos de nossas marcas irmãs Iveco e Astra, particularmente o Iveco Stralis X-Way, complementa Turner.
Atlas Copco: “Esta é a minha primeira Hillhead e fiquei particularmente impressionada com a escala e a qualidade dos visitantes de nosso estande”, comentou a assistente de marketing Rebecca Donovan. Disse também: “…a Hillhead 2018 é o show perfeito para mostrar às pessoas a extensa linha de novos produtos da empresa, desde geradores e compressores portáteis até bombas e torres de iluminação”.

Hillhead
Epiroc (anteriormente parte da Atlas Copco): expondo na Hillhead pela primeira vez, a recém-formada empresa ofereceu aos visitantes a oportunidade de ver sua máquina de corte de fio diamantado SpeedCut 100 voltada para a indústria de rochas ornamentais, juntamente com rompedores hidráulicos da linha SB, líder de mercado até o HB 10.000, que é considerado o maior do mundo.
Emma Crump, gerente de marketing de produtos (ferramentas de fixação hidráulica) da Epiroc, disse que a feira foi muito positiva com a nova identidade de marca da empresa e produtos recentemente renomeados.
“Após nossa separação da Atlas Copco, foi importante enviar aos clientes a mensagem de que os produtos Epiroc vêm dos mesmos centros de produção, distribuição e vendas, como faziam sob o nome da Atlas Copco”, disse Crump. “O lançamento da nova marca de negócios marca um novo e excitante capítulo para nós, pois esperamos oferecer aos clientes de mineração e infraestrutura os melhores produtos, prazos e serviços de valor agregado”, completou.
Weir Minerals: com todos os motivos para celebrar o sucesso na exposição deste ano foi a Weir, que marcou os 80 anos de bombas Warman com um bolo especial feito na forma de uma das bombas mais conhecidas. Os produtos fazem parte da oferta de “solução total” da Weir, fornecendo bombas projetadas resistentes ao desgaste com serviço e suporte para aumentar a produtividade e reduzir os custos para os usuários finais.

Hillhead
Máquinas em ação!
Nenhum show de Hillhead estaria completo sem suas demonstrações ao vivo do trabalho dos equipamentos. A área de demonstração do Quarry Face é sempre uma das maiores atrações de Hillhead.
Cuidadosamente preparada para a atividade deste ano após uma explosão de 20.000 toneladas realizada no final de maio de 2018, esta área utilizou três bancos ao longo de uma longa extensão para abrigar mais de 35 máquinas – incluindo escavadeiras, carregadeiras de rodas, caminhões basculantes, motoniveladoras, martelos hidráulicos, caçambas de peneiramento e canhões de névoa.

Hillhead
Antes da Hillhead abrir seus portões para visitantes, toneladas de resíduos de construção e demolição são levados para o local para alimentar a variedade de trituradores especializados, trituradores e peneiras que ocupam a área de demonstração de reciclagem, que é parte integrante e muito importante do show.
De fato, o visual e os sons das várias áreas de demonstração ao vivo situadas em uma pedreira real são o que tornam o espetáculo sensacional. Ter a oportunidade de demonstrar e testemunhar instalações e equipamentos executando um verdadeiro trabalho em um ambiente real de pedreira é inestimável tanto para expositores quanto para visitantes.
Entre as marcas que apresentaram seus novos modelos e novas tecnologias durante os três dias de demonstração ao vivo das máquinas, destacamos o seguinte cenário:
Dois britadores de mandíbula Terex Finlay (J-1160 e J-1170) que estavam localizados no centro da ação, enquanto diversas máquinas de terraplenagem realizavam sua alimentação, carregando e transportando material ao redor deles, dentre os quais destacamos: grandes escavadeiras da Doosan (DX340LC), da Finning (Cat 320), da Hitachi (ZX890LCR), da Hyundai (HX520L), da Liebherr (R956), da Komatsu (PC490LC) e da Volvo (EC750E); carregadeiras de rodas da Case (821G e 1021G), Doosan (DL550-5), Hyundai (HL980), Komatsu (WA470) e uma Liebherr (L576); dumpers da Bell (B50E), Doosan (DA30); Caminhões Terex (TA400) e Volvo (A60H)

Hillhead
Também na área Quarry Face, Finning demonstrou a fresadora Cat PM620 e um bulldozer Cat D6T equipado com controle de grade Sitech / Trimble 3D, enquanto uma série de implementos de escavadeiras de vários fabricantes, incluindo: rompedores hidráulicos da Miller; e caçambas britadoras da MB Crusher, caçambas de peneiramento da Remu e várias ferramentas de demolição da Rotar. O controle efetivo de poeira nessa área foi fornecido pelas soluções de supressão de poeira MistCannon Ranger, MistCannon Integral e DustLayer todos da Corgin.
Numa área ao lado, chamada de “Crusher Alley“, destinada a uma série de britadores móveis, peneiras e sistemas de transportadores de correia demonstraram suas capacidades de processamento de rochas usando material da área Quarry Face.
Aqui, em intervalos regulares, a Sandvik colocava três máquinas trabalhando, incluindo o novo britador de cone QH332 com peneira suspensa de dois decks. Operando em linha, um britador de mandíbulas QJ341 + com pré-peneira alimentou a nova unidade QH332, que, por sua vez, alimentou de uma peneira dupla híbrida QA451e.

Hillhead
Na área ao lado, a Powerscreen demonstrou o britador de impacto Trackpactor 500SR e o britador de mandíbula Premiertrak PT600. Ambas as máquinas operavam de forma independente, enquanto, ao lado delas, duas novas máquinas compactas da EvoQuip – o britador de impacto Cobra 290R e a peneira Colt 1000 – trabalhavam em conjunto.
Enquanto isso, no topo da rampa, próximo ao recém-expandido pavilhão principal, era outra colmeia de processamento de rochas e reciclagem, pontuada em intervalos regulares pelas performances no estilo “Transformers” do magnífico Man Engine.
O equipamento de trituração e peneiramento nesta área de demonstração variou da peneira peso pesado M515 de 50 toneladas da MDS International, para o mini triturador de entulho RC150 da CMB International. Estes trabalhavam em conjunto com uma variedade de plantas móveis, além de uma carregadeira de rodas Hidromek HMK 640 e uma escavadeira Wacker Neuson ET90 de 9 toneladas.
O consenso geral entre os expositores e visitantes na edição deste ano da Hillhead foi de que talvez este tenha sido o melhor show, com mais demonstrações de plantas e equipamentos, com mais lançamentos de novos produtos, serviços e mais inovações tecnológicas de todos os tempos!
Fonte: Quarry Management / Steve Adam
Já tivemos a nossa Hillhead
Há que se fazer aqui uma menção especial.
Acreditamos que você já deve ter ouvido falar da Equipo Mining, um evento que trouxe para a nós esta sensação única de ver o equipamento trabalhando em condições reais.
Parte da equipe que compõe hoje a Agregados Online teve o prazer de trabalhar na organização de 6 das 12 edições do evento, quando atuava pela Revista Minérios & Minerales, sob o comando do jornalista Joseph Young.
Infelizmente esta bela iniciativa foi descontinuada por seus promotores justamente pela dificuldade econômica enfrentada pelo mercado nos últimos anos, tendo sua última edição em 2014.
Quem sabe teremos o retorno da Equipo Mining, ou de outro evento neste formato, que possa não deixar morrer esta grande oportunidade que o setor de agregados teria de alavancar novas frentes de negócios com o show ao vivo das máquinas?