Grupo MBL expõe cenário positivo da construção civil e prevê crescimento expressivo em 2020
Grupo MBL expõe cenário positivo da construção civil e prevê crescimento expressivo em 2020
A construção civil apresentou um avanço de 1,6% em 2019, impulsionado principalmente pelo setor de edificações imobiliárias, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este cenário, várias empresas da área também se depararam com um contexto mais positivo, como o Grupo MBL, empreendimento mineiro que expôs um crescimento de 30% no ano passado, e prevê um desenvolvimento de 40% para 2020.
Em atividade há cerca de 40 anos, o grupo é voltado para os serviços de extração e comercialização de pedras, britas e minério de ferro, e também atua na produção de pré-moldados de concreto e gestão imobiliária. O Grupo MBL é composto pelas empresas Itabrita – Britadora Itatiaiuçu, Novabrita Britadora Nova Serrana, Igabrita Britadora Igaratinga, MMS – Mineração do Samambaia, Silva Empreendimentos Imobiliários, Fonsil – Fonseca e Silva Imóveis, e Prenova – Pré-moldados Nova Serrana. A organização, presente em diversas regiões do estado, contribui para a efetivação de obras em todo o centro-oeste de Minas Gerais.
De acordo com o superintendente do Grupo MBL, Jerri Alves, neste ano, a empresa Itabrita deve consolidar uma parceria com o grupo concessionário AB e realizar novos contratos com outros players nacionais, tendo em vista a verticalização de suas operações, por meio de sua recém adquirida usina de asfalto. “Agora, além da exploração e comercialização de brita, iremos desenvolver colaborações com novos clientes e mercados para a usinagem de massa asfáltica, considerando o aquecimento da categoria com os lotes de concessões do governo estadual para as rodovias mineiras”, destaca.
A Prenova, por exemplo, planeja instalar um novo equipamento para a fabricação de blocos e pavers, o que aumentará a capacidade produtiva em mais de 70%. Segundo Jerri, a fábrica será modernizada com tecnologia e maquinário de ponta para otimizar a elaboração de tubos de concreto e garantir maior qualidade conforme as exigências técnicas. “Além disso, estamos finalizando um trabalho que irá permitir a produção de blocos de meio-fio, vedação e canaletas. Estes que são alguns dos materiais de maior comercialização na região em que atuamos e que irão atender aos clientes com concessões de rodovia. Ainda em 2020 também será lançado um projeto de linha de bloco estrutural, muito utilizado em construções do programa federal Minha Casa, Minha Vida”, ressalta.
Fonte: Naves Coelho Assessoria