GRUPO CIVIL COMPLETARÁ 60 ANOS
Em outubro de 2021 o Grupo Civil completará 60 anos de uma história sustentada sobre os pilares de qualidade, solidez e excelência que formam a credibilidade e o padrão Civil de construção
Fundada em 1961, a Construtora Civil e Industrial da Bahia foi idealizada pelo engenheiro civil Eduardo Valente, presidente do Grupo. As atividades foram se expandindo e, vinte anos depois, eles também lançaram a Civil Industrial e Comercial e a Civil Participações, formando, assim, o Grupo Civil. Para Eduardo Valente, isso só foi possível porque a consolidação das atuações da Civil trouxe expertise no segmento da construção. Hoje a holding reúne a Civil Construtora, a Civil Empreendimentos, a Civil Mineração e a Civil Pré-moldados.
O vice-presidente Rafael Valente aponta que o legado do Grupo Civil para a formação dos funcionários, e também para a atuação no mercado, está alinhado com os valores corporativos. E as ações são marcadas pela excelência e busca das melhores soluções em tecnologia construtiva: “O segredo é que sempre buscamos trabalhar com qualidade, profundidade técnica e ética”, aponta.
O Grupo vem fazendo um trabalho forte na codificação da sua cultura e estruturação do modelo de negócio, com o objetivo de ampliar a participação no ramo de engenharia, e futuramente, seguir novas tendências e abraçar novos mercados. Sempre mantendo os valores e propósitos, ampliando o impacto positivo na sociedade, com soluções exponenciais que beneficiem a vida de muitas pessoas. “Nos últimos cinco anos aumentamos a nossa participação no mercado e pretendemos ampliar sempre de forma sustentável. O período foi marcado por um crescimento exponencial na geração de empregos, o número de funcionários da holding foi de 110 para 410” conta Rafael Valente.
Qualidade e inovação
A preocupação com a qualidade, uma das marcas mais fortes de sua reputação, fez com que o primeiro imóvel com a assinatura da Civil Construtora marcasse a história da construção na Bahia. O edifício Pedra do Sol foi construído sob o pioneirismo no segmento de alto padrão, e se notabilizou por possuir duas largas vagas de garagem por apartamento
Em 1980, o Pedra do Bosque inaugurou o primeiro imóvel de alto luxo na região de São Lázaro. Ainda no início dos anos 1980, com o Brasil atravessando uma grave crise econômica, o Grupo Civil lançava o Central Valle, empresarial de alto luxo com projeto, construção e incorporação da própria construtora. Foi o primeiro prédio da Bahia com fachada revestida em pele de vidro e, com as fachadas laterais em mármore “bege bahia”. O projeto colaborou para o desenvolvimento da região do Vale de Nazaré.
Sustentabilidade
O Grupo Civil foi responsável por um dos primeiros exemplos de sustentabilidade na construção, com o edifício Pedra de Brotas, em 1984, em um período em que o alto custo dos imóveis inviabilizava vendas e financiamentos, a obra conseguiu se diferenciar pelo planejamento de todas as etapas construtivas: um processo vertical de industrialização permitiu que esquadrias de alumínio e blocos de concreto fossem fabricados no canteiro, uma central de concreto própria foi instalada e as formas permitiram o dobro do reaproveitamento normal. O resultado foi um empreendimento com preço tão atrativo que se conseguiu fugir de uma crise que assolava o país e o setor.
Outro exemplo foi a ampliação da fábrica da Antártica, em Camaçari, no ano de 1986, foram empregadas técnicas construtivas inéditas, mas que até hoje são largamente utilizadas para construção de silos de granel, com concretagem ininterrupta. O resultado foi que a indústria quintuplicou a capacidade instalada de produção da unidade da cervejaria na Bahia.

Rafael Valente – Divulgação
Rafael Valente defende que “A sustentabilidade tem que ser baseada no tripé ganho social, retorno financeiro e meio ambiente.” O vice-presidente também explica que o benefício da redução do condomínio, no caso dos empreendimentos imobiliários, pode ser obtido por meio da implantação de equipamentos como energia solar, sistema de reúso de água de chuva e aumento das áreas de iluminação natural, e deve ser apresentado ao cliente como um ganho financeiro. Este também é uma solução para promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apelo universal da Organização das Nações Unidas para proteger o planeta, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030, tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis.
Cada empreendimento desenvolvido pelo Grupo possui um conceito e design diferenciado. “Prezamos pela arquitetura, qualidade e sustentabilidade, tudo isso pensado para o cliente e focando sempre em aumentar o nosso impacto positivo na sociedade com Gentileza Urbana” explica Rafael Valente. O próximo residencial com DNA Civil, no bairro do Horto Florestal, traz um exemplo de Gentileza Urbana, já que o passeio foi reformado para criar um recuo em torno de uma paineira, possibilitando mais conforto para os pedestres e garantindo a preservação da árvore, conhecida como majestosa.
Vulcano- Alternativa natural e eficiente para o solo
Outro exemplo de ação alinhada com os mais atuais conceitos de sustentabilidade é o lançamento do Vulcano, produto do Grupo V, que é o resultado da união da Civil Mineração com o Grupo Novavia. Juntos investiram no desenvolvimento em tecnologia e pesquisa para agregar valor aos seus ativos minerais e trazer soluções em fertilização e revitalização do solo.
O Vulcano é o primeiro remineralizador da Bahia, produto 100% natural, obtido diretamente da natureza, produzido unicamente a partir da fragmentação de rochas selecionadas, sem transformação química, que melhora a qualidade do solo, aumenta a produtividade das culturas, reduz a necessidade de uso de fertilizantes e defensivos químicos, proporcionando o aumento da qualidade nutricional dos alimentos. É compatível tanto com a agricultura orgânica quanto com a convencional. Preserva a biologia do solo, não contamina rios e nem o lençol freático. Produto alcalino (pH 8,0), ou seja, contribui para a correção da acidez e pH do solo, aumentando a eficiência na absorção e utilização de nutrientes pelas raízes das plantas. O processo possui certificação ISO 9001:2015 de qualidade para garantir que o produto seja comercializado com granulometria e teores adequados um remineralizador.
O Vulcano foi desenvolvido com a preocupação de implementar ODS, como o de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, deter a perda da biodiversidade e promover uma agricultura sustentável. “Nosso objetivo é desenvolver e disponibilizar ao mercado, produtos naturais e de qualidade, que tornem o solo mais fértil, possibilitando a produção de alimentos melhores e mais saudáveis, de maneira sustentável”, explica o vice-presidente da holding.
Um dos grandes desafios do futuro do planeta é garantir a produção de alimentos de qualidade adequada à demanda de um número crescente de seres humanos. “Para contribuir na superação desse desafio, o Brasil precisa de novas soluções de manejo para utilizar o solo de maneira mais eficiente, e é com isso que o Vulcano vai contribuir” finaliza Rafael Valente.
Fonte: Assessoria de Imprensa