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Home›Equipamentos›Fabricantes de pás carregadeiras mostram que tamanho é documento sim e combina com alta tecnologia

Fabricantes de pás carregadeiras mostram que tamanho é documento sim e combina com alta tecnologia

De RAOL
22/10/2019
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Pá carregadeiras

Pás carregadeiras disponíveis no mercado aliam tecnologia, alta produtividade e redução de custos

As pás carregadeiras são as principais responsáveis pelo carregamento ou movimentação de materiais nas pedreiras e canteiros de obras e ao longo do tempo ganharam um status de equipamento indispensável para a agilidade na operação, em suas diversas aplicações na construção e mineração.

Atentos à necessidade de fornecer opções cada vez mais tecnológicas, os fabricantes de pás carregadeiras têm apostado em modelos que aliam alta produtividade e redução do consumo de combustível.
Confira, na sequência, o que cada um deles oferece, especialmente, para o setor de agregados.

 

CASE

Pá carregadeiras

 

Em abril deste ano, a CASE Construction Equipment apresentou ao mundo o conceito inédito de pá carregadeira movida a metano.

O projeto Tetra, como é chamado, foi desenvolvido em conjunto pelas equipes de design da CNH Industrial internacional e de engenharia da CASE. Refletindo a importância de combustíveis alternativos e demonstrando sua viabilidade no ambiente de construção, o motor do novo modelo pode ser abastecido com metano e tem como diferencial fornecer exatamente o mesmo desempenho que o seu equivalente a diesel.

Além do pioneirismo do projeto Tetra, a família de pás carregadeiras CASE, composta pelas Séries E, F e G, com potência de 137 a 320hp, são referência em engenharia inteligente e motores potentes. Para o setor de agregados, a liderança fica por conta o modelo CASE W20F, que foi projetado para enfrentar as mais pesadas condições de trabalho e se destaca pela robustez, design e manutenção simples, maior liquidez e valor de revenda da categoria.

A pá carregadeira 721E é outra máquina de destaque no mercado. O modelo une peso operacional de 14,8 toneladas, capacidade da caçamba de 2,5 m³ e motor CASE/FPT de 195hp, com certificação MAR I/Tier III e três curvas de potência, que possibilita adaptação à aplicação, de acordo com a necessidade da obra.

Segundo Gleidson Gonzaga, Especialista em Produtos da CASE Construction Equipment para a América Latina, ambos os modelos apresentam diferenciais relacionados à produtividade, redução do custo operacional e tecnologia embarcada. “A W20F, por exemplo, é equipada com eixos para aplicação severa.

Os eixos HD dianteiro e traseiro possuem limitador de patinagem, o que aumenta a produtividade, a capacidade de tração e a vida útil dos pneus. Além disso, o equipamento proporciona maior capacidade de tração em situações de pouca aderência”, diz.

Ainda para o modelo W20F, a ausência de componentes eletrônicos no motor e a facilidade de manuseio são os principais itens de redução de custos de operação e manutenção. “Já a 721E conta com discos de freios que duram cerca de três vezes mais; óleo do motor, filtro do motor e filtro de ar com necessidade de troca duas vezes menor do que na versão anterior; e líquido de arrefecimento quatro vezes menor. O que representa menor custo de manutenção e maior disponibilidade de máquina”, complementa.

 

Caterpillar

Pá carregadeiras

 

Com uma linha de pás carregadeiras de porte médio com capacidade de caçambas que vão de 5 a 12 toneladas, a Caterpillar oferece configurações que são dedicadas a diversas indústrias especializadas, bem como para a movimentação de agregados.

Nesta categoria, a companhia apresenta a configuração Aggregate Handler (AH) em dois modelos: a CAT 962L AH, com fator de carga de 7 toneladas, e a CAT 972L AH, com fator de carga de 11 toneladas. “Além de possuírem mais contrapeso na parte traseira, o que permite com que as máquinas carreguem uma carga maior na parte frontal, os equipamentos foram dimensionados para que não haja problemas hidráulicos devido ao levantamento de carga adicional na caçamba.

Os modelos AH estão desenhados para trabalhar com materiais soltos, como areia e brita”, explica Gecimar Morini, Consultor de Marketing da Caterpillar para as linhas de tratores de esteiras e pás-carregadeiras médias.

Mas este não é o único ponto que merece destaque. Atualmente, todas as carregadeiras da marca são comercializadas com um sistema de balança integrado, conhecido como Caterpillar Production Measurement (COM) ou Sistema de Medição de Produção CAT®, que permite o gerenciamento da carga que está sendo transportada em tempo real. “Esta tecnologia ajuda os operadores a atingirem a carga útil alvo na primeira vez, eliminando operações como sub-carga ou sobrecarga, que resultam em perda de produtividade e maior consumo de combustível, impactando diretamente os custos operativos.

Tudo isso se soma a ciclos de carga mais eficientes, custos mais baixos para movimentar materiais e mais valor para o seu negócio”, diz Morini, ressaltando que o preço da balança já está integrado aos equipamentos e que os clientes não pagam nada a mais por atualizações futuras.

No que diz respeito à redução do custo operacional, o Consultor da CAT conta que grande parte dos equipamentos vendidos pela companhia fazem parte de um programa chamado “Garantia de Combustível L/h”, que visa garantir o consumo médio das máquinas independente da severidade da aplicação, configuração do equipamento ou técnica do operador. Uma vez registrada no programa, o equipamento participa do mesmo durante dois anos ou 4 mil horas de serviço ou o que ocorrer primeiro.

Nele, o consumo atual de combustível da máquina é verificado em uma análise média durante o período de informes e caso ele exceda a taxa garantida, o cliente recebe um crédito para usar na aquisição de peças, serviços ou ferramentas de trabalho. “Vale ressaltar que as pás carregadeiras da série L, que é a mais recente, se destacam por três características principais: 10% mais HP nos novos motores, 15% menos de consumo de combustível e uma melhora de até 20% de eficiência em comparação a nossa série anterior”, finaliza Morini.

 

Hedesa

 

Com capacidade produtividade de 1,8 mil wkg e 2 mil kg, respectivamente, as pás carregadeiras ZL826 e ZL828 são os maiores destaques da Hedesa e atendem uma ampla variedade de setores de atuação, como construtoras, madeireiras e empresas de reciclagem.

“As nossas máquinas possuem um excelente custo benefício, principalmente no que tange os quesitos capacidade produtiva x preço x estrutura. Por isso, o nosso público é composto, principalmente, por aqueles buscam máquinas que atendam não somente a necessidade atual da empresa, mas também antecipam o crescimento da operação dela e, assim, querem investir em um equipamento que acelere a sua produtividade, sem a necessidade ou estrutura para adquirir um equipamento de grande porte”, diz Jean Proença, Vendedor da Hedesa.

Compactos, os modelos citados anteriormente podem trabalhar em lugares apertados sem maiores problemas. “Além disso, eles possuem o mínimo possível de peças eletrônicas, sendo assim, a manutenção preventiva e corretiva fica mais barata, de fácil manuseio e de fácil substituição de peças”, detalha Proença, ressaltando que a principal tecnologia que se destaca nos equipamentos é o sistema inteligente de engate rápido hidráulico. De dentro da cabine é possível a troca de garfos para concha e vice-versa, tendo assim duas funções em um só equipamento. Ainda conta com terceiro ponto para implemento hidráulico, se necessário.

O lançamento mais recente da fabricante norte-americana no mercado brasileiro é a pá carregadeira ZL830, que carrega até 2, 5 mil kg de carga e 1,3m³ na concha, e é ideal para operações maiores, mesmo em estruturas físicas limitadas. A máquina é equipada com motor Yunnei 4108 Turbo, com potência de 92kw/123hp e quatro cilindros.

 

JCB

Pá carregadeiras

 

O portfólio de pás carregadeiras da JCB faz jus à estrutura mundial da companhia inglesa, que oferece desde minicarregadeiras até modelos compactos e de grande porte. Nesta última categoria, que se divide em pás carregadeiras utilitárias e de produção, estão os modelos voltados para aplicações pesadas, como as de mineração e construção.

Como exemplo, Etelson Hauck, Gerente de Produto da JCB do Brasil, cita a 422ZX. Com peso operacional de 11,9 mil kg e capacidade máxima de carregamento de 1,7 m³, o modelo foi submetido a testes de altas cargas e temperaturas e foi projetado para garantir alta performance com baixo custo operacional. “Com relação aos componentes, gostamos de ressaltar a transmissão JCB tipo Powershift, que permite a troca de marchas sem a perda de potência, tornando a máquina mais eficiente do ponto de visto do deslocamento. Oferecemos, também, um sistema de neutralização desta transmissão. Por meio de um botão no Joystick, o motorista consegue colocar a máquina em ponto morto durante o descarregamento do material no caminhão e jogar toda a potência do motor para o sistema hidráulico, tornando a operação mais rápida”, diz Hauck.

Por falar em funcionalidades que estão a um clique, a JCB acrescentou a função FRN (frente, neutro e ré) ao Joystick das máquinas, para que operador não precise trocar a posição da mão na hora de manobrar o equipamento, sendo algo a menos para ser gerenciado na operação, uma vez que a empresa defende que quanto menor o desgaste físico e mental do operador, mais produtivo ele será.

Outro diferencial citado por Hauck é o sistema de monitoramento remoto JCB LiveLink, uma forma fácil e rápida de confirmar se as máquinas estão com a manutenção em dia e em boas condições. As métricas oferecidas pelo software permitem que o cliente gerencie sua frota com mais eficiência e planifique os cronogramas de manutenção antecipadamente. A tecnologia fornece notificações instantâneas quando um serviço é necessário e alertas críticos se houver sérios problemas mecânicos ou elétricos com as pás carregadeiras.

 

John Deere

 

Todos os modelos de pás carregadeiras da John Deere contam com o portfólio John Deere Worksight™, um pacote integrado de soluções tecnológicas para otimização de negócios, que inclui tecnologias como o sistema de telemetria JDLink™, o Grade Control e o software Service ADVISOR™Remote. Além disso, as pás carregadeiras trazem o monitor multifunção de última geração com diagnóstico avançado e o sistema Quad-Cool™, mecanismo que coloca o radiador, o condensador do ar-condicionado, o interarrefecedor e os arrefecedores hidráulicos, da transmissão e a opção de resfriador do eixo, em uma configuração em forma de caixa. “O sistema fica isolado do calor do motor e usa blindagens grandes e com a lateral perfurada para pré-filtrar o ar e diminuir sua velocidade, minimizando a entrada de detritos e aumentando a eficiência de arrefecimento”, explica Thomas Spana, gerente de Vendas para a Divisão de Construção da John Deere.

O Quad-Cool™ oferece acesso amplo aos dois lados, facilitando a limpeza. O ventilador proporcional com abertura para fora e controlado hidraulicamente fornece acesso e minimiza a carga do motor e o consumo de combustível. Para o segmento de agregados em específico, uma característica em especial que auxilia bastante é o contador de ciclos e contador de caminhões, que permite ao operador manter acompanhamento de quantos passes está fazendo em cada caminhão e quantos caminhões foram carregados em seu turno.

“O sistema de arrefecimento Quad-Cool, mencionado anteriormente, consegue prover aos nossos clientes menos tempo de máquina parada para limpeza dos radiadores, o que possibilita maior tempo em produção, e consequentemente maior produtividade”, diz Spana. O ajuste de altura de despejo, que possibilita gravar a altura ideal de despejo para uma aplicação específica também permite ao operador tempos de ciclo mais rápidos, uma vez que não precisa ajustar a altura ideal em todos os ciclos – ela já estará gravada e a caçamba se elevará até ela com apenas um toque no Joystick.

Todas as carregadeiras John Deere são equipadas com Transmissão Powershift de cinco velocidades com tecnologia Smart-Shift que se adapta à velocidade e carga para obter a mudança de marchas mais suave. Contribuindo para o menor tempo possível de máquina parada, todos os pontos de manutenção diária, inclusive abastecimento de combustível, estão agrupados no lado esquerdo para um acesso rápido e conveniente, no nível do solo.

Com pás carregadeiras que vão de 106 a 283 kW de potência líquida e de 12 mil a 34 mil toneladas de peso, além de caçambas de 2,1 a 5,7 m³, a John Deere aponta os modelos 524K-II, 624K-II, 724K e 944K como as principais da marca.

 

Komatsu

Pá carregadeiras

 

Nacionalmente, os grandes destaques da Komatsu em termos de vendas são as pás carregadeiras WA200-6 e WA320-6, nas classes de 2 m3 e 2,7 m3 de volume de caçamba padrão, respectivamente.

Segundo a empresa, estes modelos possuem versatilidade de configurações, proporcionando ótimo desempenho em diferentes tipos de aplicações nos segmentos de construção, industriais e agrícola. “Destacam-se, também, as pás carregadeiras de portes superiores, que possuem aplicações mais voltadas às altas demandas produtivas, como minerações. Os modelos WA380-6, WA430-6, WA470-6, WA500-6 e WA600-6, por exemplo, possuem capacidades de caçambas entre 3 m³ à 6,4 m³, construção robusta e elevada durabilidade”, diz Ricardo Pagliarini Zurita, Gerente de Marketing de Produto da Komatsu.

A principal característica ligada à capacidade produtiva das máquinas está relacionada ao sistema de Transmissão Hidrostático HST da Komatsu, que em conjunto com os eixos e motores diesel, também de fabricações próprias, compõem um robusto e confiável conjunto do trem de força.

Os modelos WA200-6 e WA320-6, fabricados no Brasil, utilizam o Sistema HST, que lhes conferem baixa manutenção e consumo de diesel, bem como elevada eficiência e alto desempenho de tração. “A transmissão HST oferece respostas rápidas ao deslocamento e ataque agressivo ao material de carregamento, através do ajuste automático à demanda por esforço de tração, com trocas automáticas de marchas.

Na desaceleração, o sistema HST atua como um freio dinâmico, sendo capaz de manter as carregadeiras em posição de operação nos mais variados tipos de pisos, aclives ou declives, reduzindo sensivelmente o desgaste dos freios e pneus”, detalha Zurita.

O destaque para tecnologia embarcada nos equipamentos Komatsu vai para o sistema de monitoramento e gerenciamento remoto KOMTRAX, que monitora cerca de 12,5 mil máquinas da marca no Brasil e é gratuito por 10 anos em toda a linha de produtos. O software disponibiliza uma série de dados ao operador, desde avisos de falhas mecânicas e elétricas, até o monitoramento dos modos de trabalho junto ao guia ECO, que facilita o usuário na obtenção da melhor performance e segurança.

Já para a rede de distribuidores, as informações do KOMTRAX permitem a atuação de forma precisa, oferecendo manutenções no momento exato que o cliente necessita e corrigindo eventuais problemas já na primeira visita ou até mesmo por telefone, nos casos mais simples, economizando tempo e dinheiro.

 

Liebherr

 

Segundo Lucas Oliveira, Engenheiro de Produto da Liebherr, as pás carregadeiras da fabricante são reconhecidas no mercado pela sua alta produtividade e baixos custos operacionais, graças ao sistema de translação hidrostático que permite o posicionamento ideal do motor diesel na máquina, reduzindo a necessidade de contrapeso adicional. “Com a máquina mais leve, sem afetar a carga de tombamento, há uma redução significativa, podendo chegar a até 25% no consumo de combustível. Da mesma forma, o sistema hidrostático permite que a força de tração possa ser gradualmente regulada, o que se traduz na regulagem contínua de velocidade, sem que a troca de marchas seja percebida e sem interrupção da força de tração”, diz.

Atualmente, todas as pás carregadeiras da Liebherr possuem o sistema de telemetria Lidat. Baseado na tecnologia de transmissão de dados, ele possibilita que tanto o cliente quanto a equipe da Liebherr visualizem os dados de operação e posicionamento dos equipamentos, permitindo o gerenciamento eficiente e supervisão remota.

“Nosso sistema de monitoramento elétrico/eletrônico garante o controle eficaz do equipamento e maior velocidade na transmissão de dados, o que resulta em respostas instantâneas de acordo com os comandos de operação e faz com que o equipamento tenha aproveitamento máximo dos componentes instalados. Este monitoramento eletrônico fornece a interface ideal para que a operação e manutenção dos clientes tenham as informações corretas para melhor aproveitamento do equipamento e diagnóstico em caso de falhas”, finaliza Oliveira.

Entre as opções fabricadas pela Liebherr no Brasil, estão os modelos L538, L556, L566 e L580, com pesos operacionais que vão de 13 mil a 24 mil kg e cargas de tombamento de 9,3 mil kg a 18 mil kg. A mais recente delas é a L566, que começou a ser produzida na fábrica de Guaratinguetá (SP) em junho deste ano e será lançada oficialmente durante a Exposibram 2019.

 

LiuGong

Pá carregadeiras

 

Pioneira na fabricação de pás carregadeiras modernas na China, atualmente a LiuGong já atinge a marca de 400 mil equipamentos vendidos nesta categoria. A principal novidade da empresa é a Serie H, que é composta por pás carregadeiras que apresentam motor Tier 3, transmissão automática, FNR no Joystick e diferentes modos de trabalho (ECO/ STD/POWER).

No Brasil, já estão disponíveis os modelos 848H, 835H e 856H, de 10 a 17 toneladas.

“Para se destacar no mercado, investimos em diferenciais como usabilidade de seus equipamentos: maior controle e facilidade de manutenção, design moderno, segurança, eficiência e menor consumo de combustível. A Série H, por exemplo, traz melhorias tecnológicas na parte de velocidade de ciclo, força de desagregação, velocidade de descolamento, mais força e mais velocidade no sistema hidráulico”, aponta Hebert Francisco, Gerente de Produto da fabricante.

Francisco conta que os dois últimos lançamentos que ganharam destaque no mercado brasileiro foram a pá carregadeira 835H, lançada em 2016, e a 856H, lançada em 2017. “Esses lançamentos tiveram grande repercussão na época, inicialmente por seu design inovador, seguido pela tecnologia embarcada que contava com diferenciais como maior carga operacional e maior força de desagregação, Motor Cummins Tier 3 com mais potência e melhor rendimento e a nova Transmissão ZF com quatro velocidades a frente e três a ré”, diz.

Para este ano, a LiuGong Latin America planeja lançar para o mercado local uma série de novos equipamentos, dentre eles está o modelo 848H e a nova versão da 835H, com motor QSB5.9.

Os equipamentos já foram lançados em outros mercados regionais da LiuGong como Ásia, Europa e EUA e trazem consigo um conjunto de novas tecnologias. “Dentre as novidades tecnológicas apresentadas na 848H podemos listar a Bomba Variável Bosh Rex Roth e Transmissão Automática. Já na 835H, destacamos a caçamba maior STD 2.1 e FNR no Joystick”, finaliza.

 

New Holland

 

A New Holland Construction disponibiliza no Brasil uma linha de quatro pás carregadeiras preparadas para atender às diferentes aplicações e demandas do mercado. São elas: a 12D EVO, com capacidade da caçamba de 1,91 a 2,3 m³, a W130B, com capacidade da caçamba de 1,5 a 3 m³, a W170B, com capacidade de caçamba de 1,9 a 4 m³, e a W190B, com capacidade da caçamba de 1,9 a 5 m³. Esta última é o lançamento mais recente da fabricante e foi projetada para trabalhos pesados, movendo mais material por hora com a máxima produtividade.

O sistema hidráulico do modelo, sensível à carga e de centro fechado, proporciona ciclos rápidos e máxima força de desagregação. O melhor desempenho hidráulico é obtido a partir das solicitações de carga, o que confere ao equipamento a máxima eficiência.

Além disso, a pá carregadeira W190B é equipada com motor com certificação Tier IIIA e múltiplos modos de trabalho: potência máxima, para atividades em condições extremas; potência standard, para condições normais de carga; potência econômica, para aplicações gerais e traslado e seleção automática da potência (máxima ou standard) em função do trabalho requerido.

Rafael Ricciardi, Líder da linha de produtos General Purpose da CNH Industrial, destaca que as pás carregadeiras New Holland possuem ventilador reversível (standard), ideal para ambientes de elevada concentração de poeira. “A inversão da hélice é acionada automaticamente a cada 20 minutos ou manualmente através de um botão no console direito. Essa ação faz com que as partículas sólidas sejam expelidas dos radiadores que compõem o sistema de arrefecimento, sem a parada do equipamento, garantindo a passagem de ar limpo para todos os componentes do sistema”, diz.

Vale ressaltar que o projeto das pás carregadeiras da marca resultou numa distribuição inteligente do peso e em fácil acesso aos componentes. O motor, a transmissão, o sistema de arrefecimento e os cilindros de direção estão localizados estrategicamente, o que garante uma ótima distribuição do peso. “Uma máquina bem equilibrada tem mais capacidade de levantamento e oferece uma melhor relação peso/potência”, finaliza.

 

Volvo

Pá carregadeiras

 

Oferecidas na América Latina nos modelos de grande porte, acima de 7 toneladas de carga operacional, as pás carregadeiras da série H da Volvo reúnem o que há de mais moderno na linha da marca: sistema de pesagem de carga dinâmico Load Assist, três modos de operação do sistema hidráulico, uma nova geração de sistema hidráulico sensível à carga que melhora a resposta e velocidade dos movimentos e o pedal ecológico para reduzir o consumo de combustível. De acordo com a empresa, essas tecnologias buscam maior eficiência energética, produtividade e facilidade de operação.

“O conceito de desenvolvimento que a Volvo adotou há décadas e que perdura até hoje é o de desenvolver a perfeita integração dos diversos sistemas e o equilíbrio entre eles. Por exemplo: o trem de força e o sistema hidráulico estão integrados para aproveitar a faixa econômica do motor. O equilíbrio entre o que o motor entrega e o que o trem de força e o sistema hidráulico demandam permite um tempo de ciclo menor”, detalha Boris Sánchez, Gerente Regional de Suporte a Vendas da Volvo CE na América Latina.

Conforme mencionado anteriormente, o sistema de pesagem de carga dinâmico Load Assist é um dos grandes destaques tecnológicos da nova série H. Ele permite a gestão da produção através da tela touchscreen de 10” do Volvo Co-Pilot, maximizando a eficiência operacional. Além disso, o sistema Contronic monitora a operação e o desempenho do equipamento em tempo real, mostrando no painel de informações os dados operacionais, textos de advertência ou mensagens de erro.

“Além de uma rede de distribuição treinada e elevada disponibilidade de peças, a Volvo se destaca pelos serviços oferecidos pelo pós-vendas da empresa”, ressalta Sánchez. Em 2018, a empresa lançou o Active Care Direct, um serviço de monitoramento proativo que proporciona aos clientes um aumento da disponibilidade e redução no consumo de combustível da frota.

 

Veja novidades sobre pás carregadeiras aqui.

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