CSCM está atenta e dá suporte à chegada da Indústria 4.0 no setor de agregados

CSCM – Indústria 4.0
O aprimoramento técnico da indústria, especialmente de seus associados, em prol da atualização tecnológica constante dos seus clientes nos diversos setores em que atua, é um dos pilares da CSCM-ABIMAQ
Por: Paula N. Wright
O mercado brasileiro de Agregados é de suma importância para o Brasil, porém, nos últimos anos vem sofrendo queda de produção devido à baixa demanda em obras de infraestrutura e construção civil.
Hoje este mercado, cada vez mais, está procurando se reinventar, para buscar novas oportunidades, um exemplo disso, é a produção de areias finas e especiais para atender ao mercado de argamassas, uma vez que os investimentos em infraestrutura estão parados no país.
Outra oportunidade que os produtores de agregados vêm estudando, já com muitos casos de sucesso espalhados pelo Brasil, é a produção de calcário agrícola para a correção de solo, a chamada rochagem.
A tendência é o desenvolvimento tecnológico constante
Este também é o momento para buscar novas tecnologias e inovações para conseguir se destacar cada vez mais diante ao cenário escasso.
Vemos mais empresas buscando desenvolvimento tecnológico a fim de melhorar sua produção, capacidade e diminuir os custos.
A indústria de agregados por exemplo, deve considerar iniciativas de transformação digital e tecnológicas como um motor de crescimento e desenvolvimento desse mercado.
Soluções que trazem produtividade para o negócio e eficiência nas operações passam a ser fundamentais para as empresas que querem se manter competitivas.
Hoje, já estão disponíveis no mercado diversos equipamentos e tecnologias que auxiliam na busca de melhoria de performance e redução de custos.
Diversas empresas vêm se dedicando a lançar produtos focados na indústria 4.0, como é o caso, por exemplo, de monitoramento online de equipamentos, que auxiliam na manutenção preventiva e melhora a produtividade.
Na busca por aumento de performance, além de equipamentos de processo com maior confiabilidade e tecnologia embarcada, há um grande trabalho sendo realizado por empresas aqui no Brasil, entre elas algumas que são associadas à CSCM, no desenvolvimento, por exemplo, de novos elementos peneirantes ou telas para peneiras vibratórias, onde aplicam-se diferentes tipos de materiais (aço, borracha, poliuretano) e diferentes perfis geométricos com o intuito de obter o maior desempenho do equipamento.
Isso é fruto de investimento em pesquisa, visão de futuro e comprometimento com a melhor oferta possível de produtos de qualidade para o cliente, seja do setor de Agregados, Cimento, Mineração ou entre outros fundamentais para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Série de entrevistas em vídeo
Dando sequência na série de entrevistas exclusivas com os membros da diretoria da CSCM, trazemos agora a Vice-Presidente, Paula Novaes Wright (Haver&Boecker Latinoamericana):
[…] no sentido de saber se as organizações estão sendo bem-sucedidas na aplicação da indústria 4.0”. Anita Dedding, gerente de Tecnologia da ABIMAQ, afirmou que a estrutura da pesquisa […]