Caminhão betoneira ultraleve produzido com aço inoxidável eleva eficiência do veículo até 14%

Caminhão betoneira
Aplicação é pioneira no mundo e será lançada pela Aperam South America na Concrete Show, entre 14 e 16 de agosto, em São Paulo
O caminhão betoneira é um dos principais equipamentos da construção civil e está presente na maioria dos canteiros de obras. Contudo, é comum as multas por excesso de peso, considerados um problema para a indústria, pois comprometem o lucro operacional. Para garantir maior eficiência, reduzir o peso total e aumentar a quantidade de concreto transportado por viagem, a Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, desenvolveu o ENDUR 300, aço inox de alta resistência.
O ENDUR 300 é uma liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, e possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, além de evitar o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços comuns. “O ENDUR traz diversos benefícios para o mercado, principalmente relacionados ao aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de custos de manutenção e de preservação da espessura. E o melhor, foi totalmente desenvolvido no Brasil, em nossa planta em Timóteo/MG”, explica Roberto Guida, gerente executivo de marketing e desenvolvimento de mercado da Aperam.
Em parceria com a ABESC (Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem), a Volkswagen Caminhões e a Convicta, a Aperam vai lançar a betoneira ultraleve, desenvolvida com o aço ENDUR, trazendo benefícios diversos para o setor de construção civil.
Caminhão betoneira ultraleve
Com aplicação inédita do ENDUR nos caminhões betoneira, o novo produto será apresentado na Concrete Show South America, que acontece em São Paulo/SP, entre 14 e 16 de agosto. A Aperam possui um dos centros de pesquisa mais eficientes da América Latina, especializado no estudo de desgaste do aço inox em ambientes úmidos. Depois 3 anos de testes no campo e no laboratório, a empresa investe no caminhão betoneira ultraleve. “Inicialmente, foram substituídas as chapas helicoidais internas, onde há maior desgaste, que auxiliam na mistura e no despejo do concreto. Depois foi identificado que o balão também sofria com o desgaste. O resultado foi o aumento da vida útil em três vezes”, destaca Tarcísio Oliveira, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Aperam.
Atualmente, os caminhões betoneiras são feitos de aço carbono e duram, em média, 4 anos. Nesse período ela transporta cerca de 24.000m3 de concreto. Já com a substituição do balão para Aço Inox 410 e das chapas helicoidais pelo ENDUR 300 a durabilidade será de cerca de 7 anos, com transportação de quase 50.000m3. Roberto Guida destaca que, além de trazer longevidade ao equipamento, a solução reduz consideravelmente o peso total do caminhão. “Quando produzida com inox, a espessura do balão diminui de 4,75mm para 3,5mm, resultando em 1.1 tonelada a menos. O caminhão também tem o peso reduzido em cerca de 1.3 toneladas. São até 2.4 toneladas a menos, o que significa 1m3 a mais de concreto e eficiência até 14% maior em cada viagem”, finaliza.
Aço Verde Aperam
Todo aço da Aperam é produzido com energia limpa e sustentável, medidas que garantem mais vantagens econômicas e vida útil aos produtos, além de impactar positivamente o meio ambiente. A indústria é a única no mundo que utiliza 100% de carvão vegetal como matéria-prima, um processo feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Seus produtos são classificados como “Aço Verde” por serem produzidos utilizando fonte de energia limpa, renovável e que contribui com a economia de recursos naturais. O processo de produção começa nas florestas renováveis da Aperam BioEnergia, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Sua produção deixa de emitir 700 mil toneladas de CO2 por ano. De lá, vem o carvão vegetal que abastece os fornos da usina localizada em Timóteo/MG. Por ser reaproveitado e fabricado de forma ambientalmente correta, o material contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Fonte: Rede Comunicação de Resultado