Balanças integradoras para pesagem dinâmica eliminam dúvidas e garantem qualidade superior na produção
De projetos individualizados a estruturas robustas, fabricantes de balanças integradoras apresentam suas soluções em pesagem dinâmica ao mercado
Usadas para aferir a quantidade de material movimentado em uma correia transportadora, indicando esse número em vazão e unidade de massa transportada por unidade de tempo, as balanças integradoras de pesagem contínua, ou dinâmica, podem trazer inúmeros benefícios à mineração de agregados.
Ao permitir o monitoramento da carga do produto em tempo real, por exemplo, este tipo de tecnologia auxilia na identificação de desperdícios e outros erros ao longo do processo – fator que contribui significativamente para uma gestão eficaz dentro das pedreiras.
Para medir o fluxo contínuo de material, a balança integradora realiza a medição da carga em uma determinada seção da correia, utilizando células de carga. “Quanto mais extensa for essa seção da correia, menos influência terão os fatores externos para o resultado de medição.
O comprimento dessa secção depende da precisão desejada”, explica Ricardo Galli, Consultor Técnico da BRX, empresa especializada em desenvolver soluções concretas em sistemas de pesagem e dosagem.
Além da carga na correia, ele explica que a balança mede a velocidade da correia utilizando um sensor de velocidade. O produto destas duas grandezas, carga e velocidade, corresponde à vazão atual, com a quantidade totalizada de material sendo obtida por integração da vazão.
De forma geral, portanto, pode se dizer que os sistemas de pesagem dinâmica são compostos da seguinte forma:
- Parte fixa apoiada na estrutura do transportador;
- Plataforma de pesagem para receber as estações de rolos;
- Célula(s) de carga com proteção contra sobrecarga e alta classe de precisão;
- Caixa de ligação dos cabos para conexão das células de carga e sensor de velocidade;
- Sensor de leitura da velocidade da correia;
- Módulo indicador digital.
Porém, para que uma balança integradora de correia consiga atingir a performance esperada, com confiabilidade e sustentabilidade, o mais indicado é que haja um estudo prévio das necessidades de cada cliente antes do fornecimento da tecnologia. Há uma série de cuidados que devem ser levados em consideração, que vão desde o local de instalação da balança até as condições do transportador.
Quando um sistema de pesagem dinâmica é empregado de forma eficiente, ele traz ganhos diversos à operação, que podem ser divididos em alguns pilares principais, conforme detalhado abaixo.
- Produtividade
Conforme mencionado anteriormente, os sistemas de balanças de alta precisão permitem o monitoramento, produção e regularização da carga do produto, enquanto fornece informações vitais para a gestão eficaz e operação eficiente do processo. Em outras palavras, eles evitam pequenos erros, que prejudicariam de maneira direta a produção, sejam cometidos por um longo período e se tornem grandes problemas.
- Ganhos financeiros
Com a garantia de precisão, há um aumento na eficiência de processos dada a exatidão em suas medições. Consequentemente, a eliminação de desperdícios, como furo de estoque e perda de produção, gera no final de cada período um ganho financeiro importante que reflete diretamente no resultado da empresa.
- Segurança operacional
É garantida por meio da aquisição de sistemas de balanças de correias confiáveis e também pelo cumprimento às normas de segurança vigentes por parte das fabricantes. Ambos os fatores garantem uma operação mais segura e equipamentos com proteções adequadas para cada tipo de aplicação.
- Confiabilidade
A medição com precisão real e não de fundo de escala, descarta imprecisões de medição quando a esteira não está trabalhando na sua capacidade máxima.
- Qualidade do produto final
A qualidade do produto final está diretamente ligada aos passos intermediários e a balança integradora é parte importante desse processo, pois garante uma pesagem precisa e evita desperdícios. Ao adotar balanças integradoras durante o processo, é possível garantir que o produto final será de alta qualidade ao eliminar estimativas ou valores aproximados.

ThermoFisher – Sistema RAMSEY Série 14
Thermo Fisher aposta em balanças com certificação internacional
Para cumprir com todos os benefícios listados acima, a Thermo Fisher Scientific desenvolveu o Sistema Thermo Scientific Ramsey™, que é composto por balanças integradoras de alta tecnologia, que oferecem garantia de precisão real. “Nosso portfólio inclui balanças flutuantes e pivotadas, que possuem eletrônica avançada e altos diferenciais técnicos, como comando intuitivo orientado à melhoria de usabilidade do operador”, conta Raphael Gomes, Gerente Regional de Vendas da companhia americana.
Gomes destaca que todas as balanças da Thermo Fisher Scientific contam com o maior grau de certificação internacional, atendendo, por exemplo, aos parâmetros do Handbook 44, manual publicado anualmente pela Conferência Nacional de Pesos e Medidas, uma corporação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento dos padrões técnicos dos Estados Unidos para pesos e medidas no comércio.
Entre as soluções fornecidas está a Thermo Scientific Ramsey Series 20, sistema que monitora a alimentação de trituradores, moinhos, peneiras e outros processos com uma precisão de aproximadamente 0,5%, mesmo nas aplicações industriais mais exigentes. Ele foi projetado para a pesagem geral do transportador de correia na fábrica e permite monitorar a produção e o estoque da produção ou regular a carga do produto.
A Thermo Scientific Ramsey IDEA, por sua vez, fornece informações básicas sobre funções de totalização em processos não críticos ou materiais de menor valor com precisão de aproximadamente 1%. A tecnologia está disponível em configurações de módulo único ou duplo e seu design altamente compacto a torna ideal para operações nas quais a economia e a facilidade de instalação são importantes considerações.
BRX destaca equipamentos com estrutura robusta e corpo técnico qualificado
A BRX atua na linha de pesagem estática e dinâmica, transporte pneumático, sistemas de injeção, movimentação e transporte de sólidos, roscas transportadoras e sistemas industriais. Seja qual for a frente de atuação, a companhia adota a mesma premissa: um equipamento só é desenvolvido depois de uma série de estudos e ofertado desde que atenda perfeitamente às necessidades dos clientes.
“Trabalhamos com uma estrutura extremamente robusta e que anula cargas indesejáveis. Além disso, utilizamos células de carga da mais alta precisão e com tecnologia de ponta proveniente de anos de experiência dos nossos profissionais, o que garante um equipamento com alta performance”, diz Ricardo Galli.
Ele salienta que corpo técnico da BRX é formado por profissionais com mais de 35 anos de experiência nas áreas de pesagem e dosagem, fato esse que alinha além do conhecimento técnico, práticas de campo que fazem com que os projetos sejam muito bem aceitos pelo mercado devido os resultados práticos alcançados nas instalações.
Vale destacar que o corpo técnico da companhia é responsável por fazer o acompanhamento da instalação dos equipamentos, comissionamento, start up e operação assistida, além de ministrar treinamentos para operadores e equipes de manutenção dos clientes.

MS – Integrador MAX
Projetos individualizados é o ponto forte da MS Instrumentos
Empresa brasileira especializada em medição industrial, a MS Instrumentos estuda cada aplicação na qual suas balanças serão instaladas, a fim de propor um sistema de pesagem confiável. “Projetos individualizados para cada transportador, com design totalmente flutuante ou contrabalanceado, contando com um ou mais roletes instalados, são os nossos grandes diferenciais para o processo de pesagem”, conta Pedro Bernardo de Figueiredo Filho, Gestor Técnico e Comercial da MS Instrumentos.
Segundo Filho, os sistemas de pesagem da marca são acompanhados com o Integrador MAX, uma unidade eletrônica com software inteligente, que traz informações sobre calibração e acompanhamento da pesagem ao operador. “Um menor número de intervenções de calibração é o sonho da operação de qualquer planta industrial.
Com o Integrador MAX, o usuário consegue visualizar, em uma tela touchscreen, dados sobre a data de calibração, quando deve recalibrar sua balança, peso por metro e tensão de sua correia”, detalha.

MS – Ponte de Pesagem
A empresa reforça, ainda, que a confiabilidade de uma balança para correia transportadora é obtida quando o “ruído” na pesagem, isto é, a correia e seus parâmetros físicos são adequadamente identificados e quantificados e o projeto da ponte de pesagem é executado para permitir a relação carga/ruído dentro das condições de contorno que permitem o resultado desejado.
bom dia!
meu nome é Perucio e necessito de um favor dos senhores, necessito do manula de calibração da balança integradora Ramsey, seria possivel?