Alinhamento da correia transportadora mantém a produtividade constante
Cavaletes, autoalinhantes, raspadores – o tripé que garante o alinhamento da correia transportadora e a eficiência integral do sistema de manuseio de materiais
O alinhamento da correia transportadora impacta diretamente nos níveis de produção e na segurança de uma pedreira. Utilizada em diversos segmentos industriais, a correia transportadora mantém o fluxo contínuo de materiais na mineração, reduzindo os custos com a movimentação de veículos.
Trata-se de um transporte que combina versatilidade, agilidade, segurança e economia nas principais etapas do processamento mineral.
Para garantir a eficiência operacional, é fundamental o alinhamento da correia transportadora combinado à manutenção preventiva. Marco Antônio Monica, coordenador de Engenharia da Martin Engineering, explica que roletes e autoalinhadores travados, carregamento descentralizado, cavaletes e/ou tambores desalinhados, defeitos no revestimento e materiais acumulados nos tambores são os principais causadores do desalinhamento da correia transportadora, prejudicando até o tempo de vida útil do equipamento.

Alinhadores da Martin Engineering
“A correia pode ser danificada pelo próprio minério, trazendo consequências catastróficas para uma unidade fabril. Um desalinhamento também pode causar derramamento de material ao longo do transportador, aumentando consideravelmente os custos com limpeza, manutenção, alinhadores e correia, além do risco de danos ambientais e paradas não programadas”, afirma Marco Antônio.
Ele também enfatiza que o principal fator a ser considerado neste caso é a segurança. A possibilidade de desprendimento de qualquer material implica risco de acidentes para os operadores e as equipes de limpeza. “Sem a manutenção do equipamento, a limpeza das áreas em torno do transportador pode tornar-se uma atividade perigosa com risco de projeção de materiais”, comenta.
Segundo Marco Antônio, o caminho mais indicado para corrigir o desalinhamento é a manutenção efetiva dos equipamentos associada ao uso de autoalinhadores como equipamento de segurança. “Eles são classificados conforme severidade de aplicação, local de instalação (carga ou retorno) e sentido da correia (unidirecional ou bidirecional). Os principais pontos de instalação são: após o carregamento, antes do tambor de descarga, antes mudanças de rota da correia (contrapesos, acionamentos, viradores, tambor de retorno, entre outros)”, detalha o engenheiro.
Reconhecida como referência mundial no auxílio à indústria de materiais a granel, a Martin Engineering oferece ao mercado uma linha completa de soluções que se adequam às necessidades do cliente e garantem o alinhamento da correia transportadora.
O engenheiro acrescenta que a empresa disponibiliza o conjunto de articulações necessário para que a distância ortogonal entre os roletes permaneça a mesma. “Diferente dos alinhadores ofertados no mercado, que são basicamente um cavalete pivotado com dois roletes guias, nosso modelo proporciona mais precisão.
Temos os roletes guias que podem ser instalados a 6 mm da correia. Em caso de desvio, o contato com os roletes guias preservam a eficiência do sistema”, pontua o especialista da Martin Engineering.
Conhecer a patologia do sistema e a necessidade do cliente é primordial
A Link Ltda é outro tradicional fornecedor de soluções para transporte e manuseio de materiais do mercado, que traz, entre outras alternativas interessantes, os seus componentes para alinhamento das correias. Para evitar a perda de material, baixa produtividade e outros problemas, os equipamentos oferecidos pela empresa possuem robustez e alta qualidade, para a garantia do desempenho e a vida útil dos equipamentos do cliente.

Alinhador de carga da Link
De acordo com Anselmo Nicoli, diretor técnico da companhia, o desalinhamento da correia transportadora é ocasionado principalmente por fatores como materiais acumulados nos roletes e nos tambores, tensionamento inadequado da correia, acionamento e tambores de desvio desalinhados. Nicoli afirma que antes de indicar qualquer solução, a Link faz um estudo de caso para detectar a causa do desalinhamento.

Instalação de um modelo de autoalinhador da Link

Alinhadores de carga
“Primeiro realizamos um estudo para verificar as possíveis causas do desalinhamento da correia. A partir destes dados, especificamos se o autoalinhante de carga e/ou de retorno é a melhor solução e qual a quantidade necessária de cada modelo”, analisa Nicoli. Ele acrescenta que as soluções da empresa viabilizam a correção imediata do desalinhamento da correia transportadora, sem causar danos nas bordas do transportador.
Por fim, Nicoli destaca que os produtos desenvolvidos pela Link são certificados por técnicos e engenheiros especializados que garantem qualidade e desempenho em diversas aplicações.
Os autoalinhantes da Link variam entre modelos simples, tracker carga, tracker retorno e autoalinhantes com roldana. Os cavaletes, por sua vez, seguem rigorosos padrões de fabricação e asseguram o completo alinhamento da correia transportadora. “Buscamos levar ao mercado soluções de qualidade, inovação e que aumentem o desempenho de vida útil das peças e equipamentos”, finaliza.

Alinhadores de retorno
Tema muito oportuno, excelente abordagem, com a participação de players que possuem reconhecida competência técnica e experiência.
Alinhamento de correia serve pra transporte de grãos tbm?
Boa Noite .
Este tema correia transportadora me desperta curiosidades , apesar de ter atuado no setor automotivo como analista de processos sempre com diagnoses de causa e efeito vejo neste segmento oportunidades de aprender e também utilizar ferramentas técnicas e formas de modo de falhas , por tanto gostaria de manifestar meu interesse e contatos para envio de C.V
Na primeira foto tem um dispositivo de alinhamento de correia. preciso do contato do fabricante. Trabalho na empresa e sempre estamos necessitamos de alinhar os TR do nosso site.