Artigo ABIMEX: Dia do Artífice de Explosivos
Fundamental na história do setor, data reforça a importância e celebra o papel do trabalhador da área, o Artífice de Explosivos
A ABIMEX introduziu pela Resolução da Presidência nº 05/2020 o “Dia do Artífice de Explosivos”, que será comemorado em 13 de maio. A data é a mesma em que D. João VI introduziu a Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas em 1808, a primeira de explosivos.
A importância da data será ampliada no mundo pós Covid-19, que necessitará ainda mais da mineração e, consequentemente, dos explosivos – onde se inicia o processo de extração de minerais essenciais para utensílios domésticos e pessoais, fertilizantes e equipamentos para a infraestrutura.
A população necessitará mais consumíveis e se apoiará nos minerais, não apenas para acompanhar o crescimento mas para sobreviver e trabalhar, já que as atividades de home office, videoconferência e outras formas de relacionamento necessitarão de mais eletrônicos.
Os telefones celulares e computadores, por exemplo, serão cada vez mais utilizados a partir de agora e têm em sua estrutura materiais feitos a partir de cobre, prata, ouro, paládio, platina, entre outros. Todos esses produtos são minerados com o uso de explosivos civis, que são o início da cadeia de valor da mineração.
Fala-se em declínio na mineração causado pelos substitutos, mas na verdade os substitutos também serão minerados e utilizarão explosivos. O ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais) informa que pelo menos 70 países são extremamente dependentes do setor de minérios, que também é uma indústria sustentável e de alta tecnologia.
No Brasil, os fabricantes de explosivos estão fazendo grandes investimentos em atividades 4.0 e IoT, como sistemas autônomos e simulações ambientais, e dificilmente perderão sua posição de alavancadores de prosperidade industrial no cenário pós pandemia.
Parabenizamos o Artífice de Explosivos que se preservaram durante a pandemia e estão dando seu melhor para o segmento minerário brasileiro.
* Ubirajara D’Ambrosio é Mestre em Mercadologia credenciado pelo MEC /Min. Trabalho, especializado em Economia para Negócios pela Cornell University, tendo ainda curso de Ciências Econômicas pela PUC-SP e Tecnologia Elétrica pelo Mackenzie. Construiu sua carreira atuando como CEO de diversas multinacionais, tendo grande experiência em processos de reengenharia, terceirização, planos estratégicos e potencialização de lucros e revitalização de negócios e empresas, desempenhando participações em várias cisões, fusões, incorporações e outros tipos de acordos entre empresas. No segmento de explosivos industriais, atuou como Diretor Comercial da IMBEL. É membro do COMIN – Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Fiesp; Conselheiro da Comissão de Produtos Controlados do DFPC; Diretor do COMDEFESA/DESEG; Membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, CSPCCO da Polícia Federal. Desde 2004 preside o SINDEX – Sindicato da Indústria de Explosivos no Estado de São Paulo e desde 2017 é o atual presidente da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados.
Contato: ubirajara@abimex.ind.br