A mineração como indutora do desenvolvimento
MME edita portaria que considera essencial a indústria da mineração
Por: ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Diante da possibilidade de restrições à indústria da mineração em suas operações pela pandemia do Coronavírus, o Ministério de Minas e Energia reviu essa limitação e editou uma portaria (135/2020) na qual considera essencial a disponibilização dos insumos minerais como ferro, cobre, níquel, granito, calcário e tantos outros necessários às centenas de cadeias produtivas indispensáveis ao desenvolvimento socioeconômico do pais.
A mineração é considerada a “mãe de todas as indústrias”, essencial para a vida moderna. De celulares a aviões, de projetos de infraestrutura, obras e edificações a equipamentos e instrumentos cirúrgicos, os minérios são ingredientes essenciais e indispensáveis no nosso dia a dia.
O pleno funcionamento desta atividade é fundamental para a indústria do cimento e para a construção civil – que têm a mineração como base. São setores sensíveis e com grande capacidade de mobilização de pessoas, e consequentemente geração de empregos, e forte impacto na produção, pois os bens que extrai constituem-se insumos tanto para a indústria de transformação quanto para o setor de construção, e os seus empreendimentos geram, na sua esfera de influência, um amplo conjunto de atividades conexas de bens e serviços.
A continuidade das atividades de mineração é fundamental. E para tanto, estamos – indústria do cimento, de materiais e da construção civil – trabalhando para a atividade de extração mineral continuar a funcionar a pleno vapor sem deixar de orientar, equipar e cuidar das nossas equipes, dos trabalhadores de toda essa cadeia produtiva que é, foi e sempre será uma das principais molas propulsoras para o crescimento e desenvolvimento contínuo do Brasil.