Agregados Online

Menu principal

  • Home
  • Seções
    • Agrega-Market
    • Agregando Valores
    • Boas Práticas
    • Equipamentos
    • Gestão
    • InfraDigital
    • News
      • Arquivo-News
    • Operacional
    • PCM
    • Produtividade
    • Produção Segura
    • RCD Online
    • Série Especial
    • Eventos
    • Artigos Técnicos
  • Assine Já
  • Publicidade
  • Contato
  • Edições anteriores

logo

Header Banner

Agregados Online

  • Home
  • Seções
    • Agrega-Market
    • Agregando Valores
    • Boas Práticas
    • Equipamentos
    • Gestão
    • InfraDigital
    • News
      • Arquivo-News
    • Operacional
    • PCM
    • Produtividade
    • Produção Segura
    • RCD Online
    • Série Especial
    • Eventos
    • Artigos Técnicos
  • Assine Já
  • Publicidade
  • Contato
  • Edições anteriores
  • AGCO incorpora caminhões sustentáveis em sua frota

  • PC130LC-10M0 da Komatsu é a nova escavadeira de 14 t para o mercado brasileiro 

  • Novos Loadall da JCB são apresentados ao Brasil

  • Grupo Manitou aposta em conectividade

  • Fórum Sul-Americano Metso Outotec

  • Portal Engenharia Compartilhada lança a terceira edição do Relatório Profissional Metroferroviário

  • Concreto Verde da LafargeHolcim

  • Retroescavadeira Manitou chega ao Brasil

  • Carregadores de baterias para veículos elétricos pesados

  • Showroom virtual da Komatsu

  • A autobetoneira mais leve do mercado

  • Programa Trainee LH 2022 da LafargeHolcim

  • Volvo LX03, um protótipo com conceito de autoaprendizagem

  • Grandes nomes da mineração do Brasil, Chile e Peru participam de Fórum Sul-americano da Metso Outotec

  • Agregados empilhados e mistura homogênea facilitam o dia a dia das pedreiras

  • A Tracbel recebe a maior nota mundial em satisfação do cliente de máquinas da Volvo

  • Centro de Serviços Sandvik em Vespasiano/MG

  • A primeira Leopard™ DI650i do Brasil é da Minerita

  • New Holland Construction aperfeiçoará oferta global de escavadeiras

  • Novo D7 oferece maior produtividade e eficiência

  • Linha Amarela aquece as vendas na Fronius

  • Telas de Classificação para Peneiras Vibratórias – Telas Híbridas ou Mistas

  • Mineradoras apresentam avanços da Carta Compromisso no e-Mineração

  • Movimentação via transportadores de correia avança na mineração

  • Caçambas basculantes com peso 20% menor e vida útil 40% maior

Operacional
Home›Operacional›58% dos caminhões basculantes apresentam problemas mecânicos

58% dos caminhões basculantes apresentam problemas mecânicos

De RAOL
05/04/2021
799
0
Compartilhar:

caminhões basculantes

Exigência da instalação de dispositivo de segurança nas caçambas dos caminhões basculantes é ignorada por motoristas e pelas autoridades de trânsito no Brasil

Os acidentes envolvendo os caminhões basculantes – as famosas “caçambas” – se tornaram uma rotina no Brasil desde que os órgãos de trânsito deixaram de fiscalizar o cumprimento da Resolução 563, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida exige a instalação de um dispositivo de segurança para evitar o acionamento da caçamba enquanto o veículo estiver em movimento. Sem esse recurso, a parte móvel do veículo pode levantar acidentalmente a qualquer momento. Segundo pesquisa da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) realizada em 2018, 58% dos caminhões basculantes em circulação no Brasil apresentam algum tipo de problema mecânico.

O caminhão basculante é um tipo específico de veículo equipado com uma caçamba articulada na parte traseira e destinado ao transporte de grandes quantidades de material. A Resolução 563 está em vigor, porém sem a devida fiscalização e preocupação dos órgãos de trânsitos.

Sem a devida fiscalização, notícias de caminhões basculantes que causaram estragos na rede elétrica, viadutos e outros equipamentos públicos são frequentes. Um dos casos recentes foi registrado na cidade de Quatro Pontes, no Oeste do Paraná, quando o veículo com a caçamba acionada arrancou os fios da rede elétrica em parte da cidade. Já em Vargeão, Santa Catarina, o caminhão basculante destruiu o pórtico de entrada da cidade, resultando num prejuízo de mais de R$ 100 mil à prefeitura local.

caminhões basculantes

Daniel Bassoli

O diretor executivo da FENIVE, Daniel Bassoli, fala que casos como esses estão se tornando cada vez mais frequentes graças à impunidade e à falta de fiscalização dos órgãos de trânsito. “O Departamento Nacional de Trânsito está completamente indiferente à questão e aos riscos que isso representa. Infelizmente, o assunto só volta à pauta quando ocorre um acidente grave, com vítimas fatais”, critica.

Bassoli se refere a acidentes como o ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, em 2018, quando uma passarela localizada na Avenida Brasil – uma das principais vias de tráfego da capital carioca – desabou depois de ser atingida por um caminhão que estava com a caçamba. O motorista morreu e um pedestre que passava pelo local ficou ferido. “Aquele foi um episódio que chamou a atenção do país inteiro, porque é uma região de grande circulação de pessoas e o número de vítimas poderia ter sido muito maior. Mas esse tipo de acidente ocorre com muito mais frequência do que aquilo que poderia ser considerado normal ou uma fatalidade”, comenta o diretor, criticando ainda a subnotificação desse tipo de episódio. “Eles entram nas estatísticas como acidentes de trânsito, como outros quaisquer. Esse é um dos fatores que prejudicam a elaboração de políticas públicas efetivas para mudar esse cenário e obrigar os motoristas a instalar o dispositivo de segurança”, pontua.

FROTA REPROVADA

Um levantamento realizado pela FENIVE em 2018, com 3,4 mil caminhões basculantes, mostrou que 58% dos veículos apresentavam algum tipo de problema mecânico. Foram encontradas cerca de 9 mil “não conformidades”. Destas, 8% foram em decorrência de defeitos ou ausência no dispositivo de segurança. Também foram identificados problemas no sistema de freios, faróis, suspensão e outros itens que prejudicam a segurança veicular.

DISPOSITIVO

É possível fazer a instalação do dispositivo nos caminhões basculantes – já considerando o valor do acessório e da mão de obra para instalação – a partir de R$ 500 por veículo. “Esses acidentes continuam acontecendo porque os donos dos caminhões se recusam a investir. Infelizmente, a segurança veicular não é uma preocupação do Sistema Nacional de Trânsito”, observa Bassoli.

Em 2018, a Resolução 563 chegou a ser suspensa temporariamente, após diversas intervenções políticas, sem nenhum estudo ou embasamento técnico. Bassoli critica o lobby exercido pelas transportadoras para postergar ou ainda derrubar a medida. “Todas as decisões do Denatran levaram em consideração somente as despesas das transportadoras ou de municípios que não têm a segurança viária como prioridade em seu planejamento urbano”, aponta.

ILEGALIDADE CONSENTIDA

Publicada em 2015, a Resolução 563 nunca foi plenamente efetivada, mas já foi alvo de inúmeros debates no Congresso Nacional e no próprio Denatran. “Esse assunto vem se arrastando há muitos anos. Entra governo e sai governo e quem dá as regras é a iniciativa privada, que prefere continuar atuando da ilegalidade consentida pelas autoridades”, alfineta Bassoli.

Em 2020, o assunto entrou na pauta da Câmara Temática de Assuntos Veiculares e Ambientais (CTAV), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova versão está em consulta pública e, enquanto não há uma definição sobre possíveis mudanças, a atual redação da Resolução 563 permanece vigente e continua sendo ignorada tanto pelo Denatran, quanto pelos órgãos de trânsito estaduais. “A alegação do Denatran segue pelo caminho mais fácil, amparado na revisão da norma. No entanto, enquanto isso não sai, vale a redação antiga”, pontua o diretor executivo.

Fonte: Estilo Editorial Comunicação

TagsCâmara Temática de Assuntos Veiculares e AmbientaisConselho Nacional de TrânsitoDenatranFENIVEResolução 563Sistema Nacional de Trânsito
Artigo anterior

Locação de máquinas é a aposta da ...

Artigo seguinte

Rockwell Automation e a transformação digital no ...

0
Ações
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0

Artigos relacionados Mais do autor

  • Blaster
    Operacional

    Blaster: o responsável executor do plano de fogo nas operações de desmonte

    20/05/2019
    De RAOL
  • operador de máquinas
    EventosOperacional

    Volvo CE faz live para celebrar o Dia do Operador de Máquinas

    16/08/2021
    De RAOL
  • Mulheres
    Operacional

    Mulheres também estão em campo na mineração

    07/03/2022
    De RAOL
  • Digital Driller
    Operacional

    Digital Driller é solução de qualificação profissional no Projeto Aripuanã

    13/04/2021
    De RAOL
  • Sandschool
    Operacional

    Sandvik abre inscrições para o Sandschool

    25/08/2021
    De RAOL
  • Operacional

    Digital Driller™ da Sandvik – aprendizado em qualquer hora e lugar

    02/12/2020
    De RAOL

Deixe um comentário Cancelar resposta

11 − 8 =

0

Posts recomendados

  • Arquivo-News

    Tecnologia da Dynapac viabiliza pavimentação em inclinação extrema

  • Equipamentos

    CDE vai lançar a mais recente inovação da linha Combo™ na CONEXPO 2020

PUBLICIDADE

PODCAST

EVENTOS

E-Book GRATUITO!

Parcerias

Mais Informações

Quem Somos

Termos de Uso

Política de Privacidade

Contato

Siga-nos

Pesquisar

© Copyright - Revista Agregados Online. Todos os direitos reservados.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, presumimos que você concorda com isso.OKPolítica de Privacidade
pixel